Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PAULO VICTOR DA SILVEIRA AMARAL
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
Transformações Geométricas no plano: uma abordagem híbrida das metodologias Rotação por Estações e Gamificação para o Ensino Fundamental
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo abordar os conceitos de Transformações Geométricas através da aplicação combinada das metodologias de Rotação por Estações e Gamificação, a fim de contribuir, positivamente, com o ensino deste conteúdo nos anos finais do ensino fundamental. Esta pesquisa visou ressaltar a importância do estudo deste conteúdo, por meio de atividades lúdicas, que agregaram valor significativo ao processo de ensino e aprendizagem, em detrimento do método tradicional. Com as metodologias escolhidas, pretendeu-se agregar dinamismo às aulas, incentivando os alunos a desenvolverem autonomia e serem, assim, corresponsáveis por sua aprendizagem. Para tal, foi realizada e aplicada uma sequência didática em uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Araujo, localizado na cidade de São Pedro da Aldeia-RJ. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica. A coleta dos dados se deu através da observação do professor aplicador, da análise das atividades de registro e do questionário autoavaliativo. Ao final desta pesquisa, observou-se que as metodologias aplicadas proporcionaram o engajamento pretendido, produzindo aprendizagem. Dessa forma, espera-se que o apanhado de atividades propostas contribua com as práticas pedagógicas de outros colegas, professores, que desejarem aplicá-las na íntegra ou em partes.
[Download TCC]