MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RAMON CHAGAS SANTOS

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
Desafios e Descobertas: Rotação por Estações e Gamificação no Ensino e Aprendizagem de Frações para Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental
Resumo
O ensino de matemática enfrenta crescentes desafios, especialmente no que diz respeito à desmotivação dos alunos em relação à disciplina. Um dos fatores apontados por vários autores é a falta de contextualização e metodologias não envolventes adotadas pelos professores. A problemática se acentua no ensino de frações, notadamente no ensino fundamental, sugerindo que a forma de abordagem desse conteúdo seja crucial para a compreensão. Diante dessas questões, esta pesquisa propõe investigar as contribuições potenciais da metodologia de Rotação por Estações, aliada à Gamificação, no processo de ensino e aprendizagem de frações para alunos do 6o ano do Ensino Fundamental. A escolha dessa abordagem decorre do reconhecimento do potencial do ensino híbrido e da gamificação para engajar os alunos de maneira mais efetiva. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica, envolvendo a observação e aplicação de uma sequência didática em cinco encontros, integrando as metodologias propostas. A análise dos dados obtidos na experimentação revelou que a metodologia de Rotação por Estações, aliada à Gamificação, desempenhou um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem de frações. Os resultados indicaram não apenas uma melhor compreensão do conteúdo, mas também o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como autonomia, responsabilidade, organização, criatividade, interação e motivação por parte dos estudantes. Essa abordagem integrada emerge como uma estratégia promissora para tornar o ensino de matemática mais dinâmico, interativo e, acima de tudo, significativo para os alunos.
[Download TCC]