MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: SABRINA DA SILVA MENEZES

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
O JOGO SENHA SOB A PERSPECTIVA DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE NA EJA
Resumo
A Resolução de Problemas é uma metodologia ativa (MORÁN, 2015) que conecta a aprendizagem matemática escolar aos saberes desenvolvidos fora dos espaços escolares, conduzindo o aluno a ferramentas que os capacite a lidar com situações complexas em suas vivências cotidianas. Nessa perspectiva, a resolução de problemas enquanto metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação atende aos requisitos atuais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Anos atrás a EJA era formada por adultos ou idosos, em sua maioria de origem rural, que não tiveram acesso à escolarização na idade prevista em lei. Atualmente, este público é composto também por jovens de origem urbana para os quais a trajetória escolar foi malsucedida. Sendo assim, o primeiro grupo busca na escola sua integração social, enquanto o segundo carrega o histórico de quem não obteve êxito no ensino regular e vê na EJA a oportunidade de acelerar seus estudos. Cria-se uma heterogeneidade na EJA, trazendo um desafio enorme para professores, exigindo dos docentes a busca por metodologias de ensino aprendizagem-avaliação ativas. Diante desse cenário, esta pesquisa objetivou investigar como pode contribuir a Metodologia Resolução de Problemas por meio do Jogo Senha para o estudo do princípio fundamental da contagem e de noções iniciais de probabilidade dos alunos da 2ª etapa do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos no turno noturno. Tendo caráter qualitativo, a pesquisa foi dividida em duas partes: bibliográfica e intervenção pedagógica. A proposta didático-pedagógica abarcou os conteúdos: princípio fundamental da contagem, experimento aleatório, espaço amostral, eventos, e probabilidade em espaço amostral equiprovável. A intervenção foi realizada em uma turma composta de 22 alunos da 2ª etapa do Ensino Médio na modalidade EJA noturna. Os dados foram coletados através da observação participante e das respostas dos estudantes aos problemas propostos, com as respostas dos estudantes examinadas conforme a metodologia Análise de Erros. A resolução de problemas fez com que os alunos gerassem novas concepções em relação aos conteúdos abordados, eles puderam experienciar, argumentar, refletir, inferir, inserir seus saberes construídos e discutir com os pares suas soluções à problemática envolvida. Desenvolveram o pensamento crítico, a autonomia, a aprendizagem ativa e colaborativa, a criatividade e a maturidade do saber. O produto educacional fruto dessa pesquisa é a proposta didático-pedagógica que se coloca como material de apoio a professores e pesquisadores.
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