Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: TAYNA MONTEIRO COELHO DE FREITAS
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
Pensamento Computacional no ensino de áreas: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental
Resumo
Área de figuras planas é um tema que recebe destaque em documentos norteadores do ensino da matemática. No entanto, a abordagem desse tema nas salas de aula vem apresentando problemas e esses podem estar dificultando a compreensão desse objeto matemático pelos alunos. Diante disso, verifica-se a necessidade de repensar a maneira como esse conteúdo é trabalhado nas salas de aulas. O Pensamento Computacional (PC), por apresentar similaridades com o pensamento matemático e, especialmente, com o envolvido nos temas da geometria, pode contribuir nesse processo. Além disso, o PC pode proporcionar outros benefícios aos estudantes, como o desenvolvimento de uma forma estruturada de pensar e a habilidade de compreender conceitos da área da computação, conhecimento essencial, atualmente, visto que os recursos digitais estão, cada vez mais, presentes do cotidiano das pessoas, influenciando e incorporando-se a sociedade. Nesse contexto, a pesquisa buscou investigar as contribuições e os desafios do estudo de áreas de figuras poligonais simples com o apoio dos princípios do pensamento computacional. Visando alcançar esse objetivo, foi elaborada uma sequência didática (SD) que contou com atividades voltadas para o ensino do conteúdo áreas de figuras poligonais simples, baseadas nos princípios do PC e, algumas delas, desenvolvidas no software GeoGebra. Essa SD, após passar por um teste exploratório com alunos de licenciatura em matemática, foi experimentada com estudantes que cursavam o 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal em Rio das Ostras, RJ, na qual a pesquisadora é professora de matemática. A pesquisa descrita teve uma abordagem qualitativa e foi do tipo Intervenção Pedagógica. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a observação direta, as respostas das atividades propostas ao longo da SD e questionário final. Para a análise dos dados utilizou-se referencial teórico da pesquisa e a metodologia de Análise de Erros. Com base na análise dos dados coletados, considera-se que a SD contribuiu com o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo áreas de figuras poligonais simples dos alunos que participaram da pesquisa, visto que, ao longo da SD, identificou-se uma melhora na compreensão dos problemas propostos e na resolução deles. Além disso, ressalta-se que a utilização do GeoGebra e a estratégia de discutir os problemas junto com os alunos, estimulando-os a compartilharem suas percepções e sugerirem caminhos de resolução, foram fatores que contribuíram significativamente com o bom desempenho dos alunos. No entanto, ressalta-se que a utilização de recursos tecnológicos foi considerado um desafio, já que exigiu mais planejamento e organização da professora quanto aos ambientes e recursos disponíveis no ambiente escolar. Por último, destaca-se que, com o intuito de auxiliar os professores quanto a abordagem do conteúdo áreas, foi elaborado, como produto educacional, um caderno pedagógico que contém a SD elaborada nessa pesquisa e orientações para a utilização das atividades que a compõem.
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