Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WESLEY HANDERSON BARRETO DA SILVA MARTINS
UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Maceió - AL
Dissertação
Título
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO PARA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS E RESULTADOS DA GEOMETRIA PLANA
Resumo
O ensino da Matemática vem passando por um processo de mudança que se acentuou principalmente durante a pandemia de COVID-19, visto que a sociedade atual está inserida no que é chamado de Educação 5.0. Neste tipo de “educação” a abordagem é mais voltada para as tecnologias digitais utilizadas no processo educacional para garantir um melhor desenvolvimento socioemocional ao estudante. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) através das suas competências gerais, objetivos de aprendizagem, nas competências e habilidades de diversos componentes curriculares recomenda o uso de tecnologias digitais visando as vivências dos estudantes. É nesse sentindo que o uso do GeoGebra, como recurso tecnológico, pode garantir uma melhor abordagem de conceitos matemáticos, pois é um software dinâmico e tende a auxiliar na compreensão dos conteúdos. A escolha da abordagem do uso do GeoGebra na área de Geometria se dá devido à sua presença no dia a dia, mas, como também em diversos conteúdos matemáticos ou físicos e em diversas profissões. O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar conceitos de Geometria Plana utilizando o software GeoGebra para os estudantes do Ensino Médio, além de analisar suas potencialidades e limitações na exploração de conceitos da Geometria Plana e na resolução de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para isso, a metodologia utilizada é do tipo qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória. Por fim, os resultados obtidos através das demonstrações dos teoremas e das resoluções de questões da OBMEP mostram que o GeoGebra pode ser utilizado como recurso metodológico no ensino da Matemática e principalmente na demonstração de teoremas da Geometria Plana.
[Download TCC]