MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCIANE GAMBETA

UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina - Joinville - SC

Dissertação

Título
FRAÇÕES E O MÉTODO DE SINGAPURA
Resumo
Este trabalho tem como objetivos o estudo e aplicação do Método de Singapura no ensino de frações em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, além do desenvolvimento de um produto educacional, baseados na coleção de livros The pals are here!. As aplicações em sala de aula abordam os tópicos de frações equivalentes, comparação e ordenação de frações e as operações básicas. Cada aula foi estruturada em seis etapas: atividade inicial, exemplo resolvido, atividade principal, conclusões, atividade avaliativa e atividade com- plementar. O valor pedagógico neste formato de aula concilia a metodologia de Singapura com a resolução de problemas em um procedimento diferente do tradicional, visando cola- borar com os professores na organização de suas práticas com o objetivo de proporcionar um modelo de aprendizagem mais envolvente e centrado no aluno. Neste modelo, espera- mos que o aluno perceba a importância de compreender as relações matemáticas e as suas estruturas de modo a alcançar conhecimento mais fundamentado do conteúdo. Por fim, o produto educacional gerado contém as atividades propostas nas aplicações e questões adicionais, dicas e sugestões para os professores sobre as questões e procedimentos, além de descrição dos materiais necessários em cada aula.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
Frações e o Método de Singapura
Veículo
EduCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737235      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]