MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PAULO CESAR FERREIRA DAS VIRGENS

UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Cruz das Almas - BA

Dissertação

Título
Aplicabilidade das relações pitagóricas entre os números e as figuras planas no ensino da matemática
Resumo
O referido trabalho aborda o ensino da matemática voltado para os números figurados e o teorema de Pitágoras. Os números figurados são uma classe de números que podem ser expressos de forma geométrica, como os quadrados, triângulos e pentágonos, enquanto o teorema de Pitágoras, constitui-se de uma relação entre os lados de um triangulo retângulo, sendo esta uma das mais importantes do campo da geometria. Neste trabalho, explora-se a conexão entre o números figurados e o teorema de Pitágoras. Primeiramente, aborda-se as propriedades dos números figurados, incluindo a sua fórmula geral e suas relações com outras sequências numéricas. Em seguida, apresenta-se o teorema de Pitágoras algumas demonstrações do mesmo, dada a sua importância em diversas áreas do conhecimento. Aqui, alinhado com as recomendações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), explora-se a conexão entre os números figurados e o teorema de Pitágoras, com a demonstração de aplicações deste teorema a triângulos em que os lados são números figurados. Nesta perspectiva, apresenta-se uma proposta de sequência didática, composta por quatro atividades. Ao final do estudo, conclui-se que as propriedades dos números figurados e o teorema de Pitágoras são fundamentais para a compreensão da geometria plana e na matemática em geral, e ainda, a conexão entre estes é um tema de relevância para o ensino-aprendizagem da matemática.
[Download TCC]