MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: TAISE DA SILVA REIS

UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Cruz das Almas - BA

Dissertação

Título
Uma Proposta de Sequência Didática com a Utilização da História da Matemática no Ensino de Matrizes
Resumo
Ao longo dos anos, várias abordagens didáticas são discutidas e inseridas no contexto escolar com o objetivo de melhorar e facilitar o ensino-aprendizagem de matemática. Devido as dificuldades encontradas para a introdução da história da matemática nas salas de aula, este trabalho tem por objetivo mostrar como o processo de ensino da Matemática, especificamente, o ensino de matrizes, pode ser facilitado com a utilização da história da matemática por meio de jogos matemáticos elaborados com base na BNCC. A motivação para a elaboração deste trabalho, consistiu no estudo de dois livros didáticos do Ensino Médio da rede pública, com o intuito de verificar a abordagem da história das matrizes nas referidas obras. Através de uma abordagem histórica do surgimento de matrizes e nos referenciais teóricos assim estudados, neste trabalho tem-se como proposta uma sequência didática, na intenção de utilização desta por professores nas suas salas de aula. Nesta sequência didática, apresentam-se três jogos matemáticos com o envolvimento do conteúdo relacionado às matrizes. Portanto, buscou-se demonstrar, a importância do jogo para o ensino-aprendizagem dos alunos, possibilitando, assim, uma aprendizagem significativa aos educandos.
[Download TCC]