MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FABIO COUZZI VELASCO

UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF

Dissertação

Título
O uso de animações por meio do software GeoGebra no ensino de Geometria Analítica.
Resumo
A Geometria Analítica estuda as propriedades das figuras geométricas utilizando técnicas algébricas. O seu ensino é frequentemente considerado difícil e abstrato para os estudantes. No entanto, com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de softwares educacionais, como o GeoGebra, é possível utilizar animações para tornar o ensino da Geometria Analítica mais acessível e compreensível aos alunos. Este trabalho de dissertação tem como objetivo uma abordagem alternativa no processo de ensino, empregando expressões algébricas para criar gráficos e animarmos seus parâmetros para que se pareçam figuras com movimentos realistas, através do software GeoGebra. Nosso foco é proporcionar experiências visuais e interativas que tornam o aprendizado da geometria Analítica mais envolvente e intuitivo, ao mesmo tempo em que transformamos as limitações do software em estímulos criativos para superá-las. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para o desenvolvimento de abordagens pedagógicas mais eficientes no ensino de Geometria Analítica por meio do uso de animações no software GeoGebra. Acredita-se que essa abordagem pedagógica possa promover um aprendizado mais significativo e duradouro, tornando o ensino de Geometria Analítica mais atrativo e acessível aos alunos, além de auxiliar os professores no planejamento e execução de suas aulas. Em suma, esta dissertação busca explorar o potencial das animações no ensino de Geometria Analítica por meio do software GeoGebra, levando em consideração suas vantagens e desafios. Através de uma análise aprofundada, espera-se fornecer subsídios teóricos e práticos para educadores que desejam utilizar essa abordagem inovadora em suas aulas, visando melhorar a compreensão dos alunos e promover um maior engajamento e interesse pela disciplina.
[Download TCC]