Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANIELLY DE SOUZA FIGUEIREDO
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Educação Financeira na perspectiva do Ensino Exploratório: concepção, desenvolvimento e análise de uma Tarefa Matemática
Resumo
A presente pesquisa aborda o estudo, a observação, o desenvolvimento e análises acerca do desenvolvimento de uma Tarefa Matemática (TM) em Educação Financeira (EF), a fim de se problematizar a temática do consumo consciente. A tarefa foi desenvolvida em uma turma de 9º ano, de acordo com a abordagem do Ensino Exploratório (Canavarro, 2011). Assim, informações essenciais foram geradas e subsidiaram a construção de ações, significativas e alinhadas com os objetivos educacionais. Além disso, que proporcionassem aos estudantes uma experiência de aprendizagem enriquecedora. O objetivo foi desenvolver uma TM de EF para o Ensino Fundamental devido à sua aplicabilidade no dia a dia do aluno, que o fizesse relacionar o conteúdo da Matemática Financeira (MF) com seu cotidiano. A TM: “Decida com sabedoria, qual celular você compraria!?” simulou a compra de um aparelho celular, o que estimulou o interesse dos alunos, por estar conectada aos seus interesses, instigando-os a resolvê-la. Após desenvolver a TM de acordo com as premissas do ensino exploratório e analisar os dados, ficou evidente que os alunos conseguiram refletir sobre as opções de compra disponíveis no mercado e os modos de economizar. Eles também conseguiram realizar os cálculos de porcentagem e taxas de juros. Concluiu-se assim que o desenvolvimento da TM proporcionou uma série de benefícios aos alunos. Além de revisitar o conteúdo de MF, ela promoveu a autonomia aos alunos, estimulando o senso crítico e a reflexão e permitindo relacionar o que estudaram em sala de aula com o seu cotidiano. Evidenciou-se, também, que a EF foi essencial para fornecer aos alunos os conhecimentos básicos para agir e se posicionar frente a um cenário de compra. Espera-se que a experiência os ajude na realização de compras futuras com mais responsabilidade, reconhecendo seus desejos e sendo capaz de poupar.
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