Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCELINO AGLEISON VIEIRA PEDROSA
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Avaliação para a aprendizagem em Matemática: uma experiência com a prova em fases no Ensino Médio
Resumo
Este texto tem como objetivo analisar e discutir a utilização da prova em fases como instrumento de avaliação voltado para as aprendizagens em aulas de Matemática.
Participaram dessa investigação 14 estudantes de uma turma de 3ª série do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal. Para realizar essa investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa e de cunho interpretativo e a utilização de uma prova composta por quatro questões discursivas que foi aplicada em duas fases. Após a realização das etapas da prova em fases, os alunos responderam um questionário para identificar suas percepções sobre essa experiência. Observaram-se, ao final, alguns pontos positivos na utilização dessa prova, tais como: identificação de lacunas da aprendizagem dos estudantes e oportunidades para fornecer um feedback mais eficiente, pelo professor.
[Download TCC]