Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FABRIZIO FIDELIS DA SILVA
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Explorando o Teorema de Pitágoras na perspectiva do pensamento crítico e criativo em matemática
Resumo
A pesquisa ―Explorando o Teorema de Pitágoras na perspectiva do pensamento crítico e
criativo em matemática‖ trata de um estudo a respeito do Teorema de Pitágoras sob a
óptica do pensamento crítico e criativo em matemática em contextos educacionais, que
buscam a melhoria nos processos criativos dos estudantes. Dessa forma, o objetivo da
pesquisa foi construir uma sequência didática (oficina), sob a óptica do pensamento
crítico e criativo, para explorar o Teorema de Pitágoras, de maneira a tornar o ensino
mais interessante e propício ao desenvolvimento dos educandos. No Brasil, o ensino da
matemática, predominantemente, segue o modelo bancário, fundamentado em aulas
expositivas, principalmente teóricas. Entretanto, em face das transformações sociais,
econômicas, políticas e culturais do mundo moderno, a educação matemática vem sendo
questionada quanto ao seu papel nesta sociedade, a qual exige um novo tipo de
profissional e cidadão, mais criativo. Para tal propósito a educação da matemática deve
articular o aprender para o mundo do trabalho e o aprender para o mundo das relações
sociais. Nesse sentido, com o intuito de favorecer uma formação dos estudantes
alinhada a essa nova realidade, escolheu-se o Teorema de Pitágoras, a proposição
matemática mais conhecida do mundo, com objetivo de encontrar novos e criativos
caminhos para o ensino da matemática. Para isso, exploramos aspectos relativos à
História da Matemática, com a finalidade de se aproximar do cenário deste teorema,
apresentamos algumas de suas demonstrações e aplicações. Em seguida, realiza-se uma
revisão sobre o conceito de criatividade e pensamento crítico e criativo em matemática.
Por fim, apoiando-se nessas teorias, buscou-se construir uma estratégia didática, por
meio da Oficina em Matemática sobre o Teorema de Pitágoras, de maneira a tornar o
ensino mais interessante e propício ao desenvolvimento dos educandos.
[Download TCC]