MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FABRIZIO FIDELIS DA SILVA

UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF

Dissertação

Título
Explorando o Teorema de Pitágoras na perspectiva do pensamento crítico e criativo em matemática
Resumo
A pesquisa ―Explorando o Teorema de Pitágoras na perspectiva do pensamento crítico e criativo em matemática‖ trata de um estudo a respeito do Teorema de Pitágoras sob a óptica do pensamento crítico e criativo em matemática em contextos educacionais, que buscam a melhoria nos processos criativos dos estudantes. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi construir uma sequência didática (oficina), sob a óptica do pensamento crítico e criativo, para explorar o Teorema de Pitágoras, de maneira a tornar o ensino mais interessante e propício ao desenvolvimento dos educandos. No Brasil, o ensino da matemática, predominantemente, segue o modelo bancário, fundamentado em aulas expositivas, principalmente teóricas. Entretanto, em face das transformações sociais, econômicas, políticas e culturais do mundo moderno, a educação matemática vem sendo questionada quanto ao seu papel nesta sociedade, a qual exige um novo tipo de profissional e cidadão, mais criativo. Para tal propósito a educação da matemática deve articular o aprender para o mundo do trabalho e o aprender para o mundo das relações sociais. Nesse sentido, com o intuito de favorecer uma formação dos estudantes alinhada a essa nova realidade, escolheu-se o Teorema de Pitágoras, a proposição matemática mais conhecida do mundo, com objetivo de encontrar novos e criativos caminhos para o ensino da matemática. Para isso, exploramos aspectos relativos à História da Matemática, com a finalidade de se aproximar do cenário deste teorema, apresentamos algumas de suas demonstrações e aplicações. Em seguida, realiza-se uma revisão sobre o conceito de criatividade e pensamento crítico e criativo em matemática. Por fim, apoiando-se nessas teorias, buscou-se construir uma estratégia didática, por meio da Oficina em Matemática sobre o Teorema de Pitágoras, de maneira a tornar o ensino mais interessante e propício ao desenvolvimento dos educandos.
[Download TCC]