Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FLAVIO DE AGUIAR FERREIRA
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
O uso de recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem de Matemática
Resumo
O principal objetivo desta dissertação é fazer com que os educadores possam ter uma nova
visão sobre a melhoria alcançada no aprendizado dos alunos ao introduzir dispositivos tecnológicos às aulas. Inicialmente a ideia da escrita deste trabalho era trabalhar apenas com
softwares matemáticos no desenvolvimento da Matemática. Mas no decorrer do estudo, foi
visto que, recursos que contém tecnologia não giram em torno apenas de equipamentos
eletrônicos e modernos, mas sim ferramentas criadas há muito tempo como a régua, o
compasso, o esquadro, e o Soroban. Essas ferramentas citadas foram inovadoras em suas
épocas porém hoje são pouco usadas. Ao coletar a opinião de professores de Matemática,
alguns acreditam que se perde muito tempo utilizando tais recursos mas outros acreditam
nas vantagens que tais materiais podem oferecer no desenvolvimento da aprendizagem
em diversos tipos de conteúdo matemáticos. Inicialmente, foi abordada a importância e
as contribuições que a Matemática proporcionou a tecnologia tanto atualmente como em
tempos que não existia nenhum equipamento eletrônico, tendo apenas equipamentos analógicos ou manuais. Também foi detalhado sobre a importância do uso dessas ferramentas
em sala de aula além dos desafios enfrentados pelo educador ao sair da aula tradicional
e adotar uma metodologia diferenciada usando tais recursos. Para defender essa teoria,
foi feita uma pesquisa com professores e com alunos do ensino fundamental que deram
opinião sobre o uso desses instrumentos. A partir dessa pesquisa, foi desenvolvido um
trabalho em sala de aula dando ênfase na aplicação dos conteúdos como uso dos materiais
apresentados no corpo desta dissertação, provando a tese de que há mais vantagens do
que desvantagens ao introduzi-los às aulas de Matemática.
[Download TCC]