MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FLAVIO DE AGUIAR FERREIRA

UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF

Dissertação

Título
O uso de recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem de Matemática
Resumo
O principal objetivo desta dissertação é fazer com que os educadores possam ter uma nova visão sobre a melhoria alcançada no aprendizado dos alunos ao introduzir dispositivos tecnológicos às aulas. Inicialmente a ideia da escrita deste trabalho era trabalhar apenas com softwares matemáticos no desenvolvimento da Matemática. Mas no decorrer do estudo, foi visto que, recursos que contém tecnologia não giram em torno apenas de equipamentos eletrônicos e modernos, mas sim ferramentas criadas há muito tempo como a régua, o compasso, o esquadro, e o Soroban. Essas ferramentas citadas foram inovadoras em suas épocas porém hoje são pouco usadas. Ao coletar a opinião de professores de Matemática, alguns acreditam que se perde muito tempo utilizando tais recursos mas outros acreditam nas vantagens que tais materiais podem oferecer no desenvolvimento da aprendizagem em diversos tipos de conteúdo matemáticos. Inicialmente, foi abordada a importância e as contribuições que a Matemática proporcionou a tecnologia tanto atualmente como em tempos que não existia nenhum equipamento eletrônico, tendo apenas equipamentos analógicos ou manuais. Também foi detalhado sobre a importância do uso dessas ferramentas em sala de aula além dos desafios enfrentados pelo educador ao sair da aula tradicional e adotar uma metodologia diferenciada usando tais recursos. Para defender essa teoria, foi feita uma pesquisa com professores e com alunos do ensino fundamental que deram opinião sobre o uso desses instrumentos. A partir dessa pesquisa, foi desenvolvido um trabalho em sala de aula dando ênfase na aplicação dos conteúdos como uso dos materiais apresentados no corpo desta dissertação, provando a tese de que há mais vantagens do que desvantagens ao introduzi-los às aulas de Matemática.
[Download TCC]