Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JULIANA ABRANTES TAVARES
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos: uma aplicação no ensino de logaritmos.
Resumo
A educação brasileira atravessa um processo de transformação, buscando adaptar-se às
exigências intelectuais e sociais de um mundo em constante mudança. O ensino caracterizado
pela memorização e repetição mostra-se ineficaz, principalmente no campo da matemática,
onde a falta de conexão entre os conteúdos aprendidos e a aplicabilidade prática desestimula o
estudante. Para atender às demandas atuais, ganham destaque os métodos de ensino que
fomentam autonomia, responsabilidade, senso crítico e a criatividade dos estudantes. Nesse
contexto, as estratégias de elaboração de problemas, resolução de problemas e redefinição de
atributos matemáticos emergem como ferramentas chave para desenvolver tais habilidades,
especialmente a criatividade em matemática, foco desta pesquisa. Baseando-se nesses preceitos,
esta pesquisa buscou responder como as estratégias de elaboração e de redefinição de problemas
podem contribuir para o desenvolvimento da criatividade em matemática dos alunos da 2ª série
do Ensino Médio de duas escolas do Distrito Federal. Para isso, realizou-se uma investigação
em duas etapas distintas, sendo a primeira destinada à elaboração de problemas, aplicada a um
grupo de participantes e, a segunda, à redefinição de elementos matemáticos, realizada com
outro grupo. A atividade da primeira etapa consiste na formulação e resolução de uma situaçãoproblema envolvendo logaritmos na solução, enquanto a etapa da redefinição consiste na
identificação do número máximo de características comuns aos logaritmos log 24 e log 360. As
respostas produzidas pelos participantes foram avaliadas segundo as habilidades de fluência,
flexibilidade, originalidade e elaboração, componentes da criatividade em matemática, e
categorizadas em níveis de 0 a 2 conforme critérios estabelecidos pela pesquisadora, com base
nas respostas coletadas. Os resultados da atividade de elaboração mostraram que os estudantes
tiveram dificuldade em flexibilizar a estrutura de problema em relação aos casos comuns
tratados em sala de aula, mas conseguiram produzir ideias novas e conferir a aplicabilidade das
funções exponenciais e logarítmicas. Já a análise da redefinição mostrou que a maioria dos
participantes identificou pelo menos 3 propriedades, mas estas apresentaram baixo grau de
variabilidade de classe matemática e as ideias se mantiveram repetidas. Ponderando as
circunstâncias de realização das duas etapas, conclui-se que as estratégias de elaboração e
redefinição permitem o desenvolvimento das habilidades da criatividade matemática.
Entretanto, observou-se que o nível de conhecimento dos estudantes acerca dos temas
abordados interfere diretamente na produção criativa e que o tempo de realização das atividades
pode limitar a performance criativa.
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