Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: NAYARA CARVALHO SANTOS DA SILVA
UFLA - Universidade Federal de Lavras - Lavras - MG
Dissertação
Título
ESTUDO DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A afetividade no processo de ensino aprendizagem é um tema ainda recente, que, na década de 80, começou a ser observado pelos estudiosos pois enxerga os alunos como seres complexos e compostos de sentimentos, reações, emoções e crenças em relação à Matemática. Entende-se que o tema de alguma maneira influencia o processo de conhecimento e aprendizagem do aluno na disciplina, gerando ciclos positivos ou negativos nas memórias emocionais dos alunos. O presente trabalho faz um estudo sobre a afetividade no processo de ensino-aprendizagem da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, procura conhecer suas prováveis influências e apresentar possíveis soluções práticas que ajudem alunos e professores a superar essa dificuldade. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e de caráter exploratório. Realizou-se um estudo de campo, no qual foi aplicada uma atividade investigativa que aborda inicialmente as crenças já existente dos alunos, assim como suas emoções e atitudes ao desenvolver as atividades matemáticas solicitadas e por fim uma roda de conversa para verificar os pontos de mais atenção citados pelos alunos sobre suas percepções. Listou-se possíveis soluções práticas aplicáveis nas situações de sala de aula pelos alunos e/ou professores. A pesquisa foi desenvolvida nas turmas do sexto ao nono ano, de uma escola cristã da rede privada na cidade de Divinópolis – MG, nas quais a pesquisadora leciona. Durante o decorrer das atividades foi possível notar que nem todas as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem da Matemática são de cunho cognitivo. Existem muitas influências afetivas e emocionais, como a não identificação com o professor, crenças anteriores limitantes em relação à Matemática ou ansiedade do aluno perante os temas estudados nos momentos ou anteriormente.
[Download TCC]