MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RUY PIEHOWIAK

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Blumenau - SC

Dissertação

Título
Noções de Equações Diferenciais Ordinárias: algumas aplicações propostas por professores do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul
Resumo
Os conteúdos relacionados às Equações Diferenciais Ordinárias (EDOs) estão presentes em quatro dos seis cursos superiores do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul (IFC – Rio do Sul), onde desenvolveu-se esta investigação e que é onde o pesquisador responsável por este trabalho leciona. Por conta de inquietações, no que se refere ao ensino de Equações Diferenciais Ordinárias, mais especificamente ao uso de modelos matemáticos nas aulas, este trabalho pretende responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais modelos matemáticos envolvendo equações diferenciais ordinárias podem ser pensados para aplicação nos cursos superiores oferecidos pelo IFC – Rio do Sul? Para tanto, propôs-se entrevistar docentes vinculados aos cursos superiores oferecidos pelo IFC – Rio do Sul; mapear, por meio de pesquisa na literatura e de entrevistas, as dificuldades que marcam o ensino e aplicações de EDOs; identificar os modelos matemáticos, envolvendo EDOs, demandados pelos cursos superiores oferecidos pelo IFC – Rio do Sul e, apresentar e discutir os modelos identificados. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa e descritiva, que propôs discutir três modelos matemáticos sugeridos por docentes do IFC – Rio do Sul, que lecionam nos cursos de Agronomia, Engenharia Mecatrônica e Licenciatura em Física, sendo realizadas três entrevistas com os professores desta instituição. Para análise dos resultados utiliza-se Análise Textual Discursiva. Diante disso, verifica-se que os modelos matemáticos propostos podem contribuir para os professores apresentarem aos estudantes aplicações envolvendo as EDOs que sejam relacionadas ao curso, e os docentes entrevistados destacam que as dificuldades que marcam o ensino e aplicações de EDOs são: entender a motivação das equações diferenciais, não entender o significado das mesmas e não conseguir dar sentido a elas. Isso conduz à constatação de que os questionamentos nas aulas de matemática sobre o uso das EDOs possam ser minimizados, de modo que os estudantes possam perceber a aplicação desta ferramenta matemática em diversas áreas do conhecimento.
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