MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANALBERTO SCHOT

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Blumenau - SC

Dissertação

Título
Ensino de Cônicas com movimentos orbitais: A Elipse
Resumo
Diante da dificuldade atual de prender a atenção dos alunos no processo de ensino-aprendizagem da matemática nas salas de aula, especialmente diante das distrações tecnológicas como as redes sociais, jogos online e aplicativos de inteligência artificial, precisamos de certa forma criar estratégias para que o aprendizado e o desenvolvimento não se percam. Em meio aos processos engessados, à qualquer circunstância que caiba, podemos introduzir o lúdico, o visual, a teoria com a prática. Percebe-se que, na maioria dos casos, a qualquer incentivo à pesquisa, o aluno não busca informações por conta própria para a obtenção de dados para argumentação, usando aplicativos que resolvem rapidamente seus problemas. O grande detalhe é que, sem o conhecimento puro e científico e suas relações com o mundo real, alguns erros podem não serem percebidos e a falta de clareza deixa de lado o principal. O aprendizado. Aprendemos com a vida, aprendemos com manuseios, aprendemos com tentativas e erros, não com algo pronto e finalizado por alguém. Assim, diante desta preocupação, este trabalho tem por objetivo mostrar aos alunos que é possível fazer relações entre a álgebra e a realidade física, apresentando como as seções de cônicas aparecem em movimentos orbitais.
[Download TCC]