Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANALBERTO SCHOT
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Blumenau - SC
Dissertação
Título
Ensino de Cônicas com movimentos orbitais: A Elipse
Resumo
Diante da dificuldade atual de prender a atenção dos alunos no processo de ensino-aprendizagem
da matemática nas salas de aula, especialmente diante das distrações tecnológicas como as
redes sociais, jogos online e aplicativos de inteligência artificial, precisamos de certa forma
criar estratégias para que o aprendizado e o desenvolvimento não se percam. Em meio aos
processos engessados, à qualquer circunstância que caiba, podemos introduzir o lúdico, o visual,
a teoria com a prática. Percebe-se que, na maioria dos casos, a qualquer incentivo à pesquisa,
o aluno não busca informações por conta própria para a obtenção de dados para argumentação,
usando aplicativos que resolvem rapidamente seus problemas. O grande detalhe é que, sem o
conhecimento puro e científico e suas relações com o mundo real, alguns erros podem não serem
percebidos e a falta de clareza deixa de lado o principal. O aprendizado. Aprendemos com a
vida, aprendemos com manuseios, aprendemos com tentativas e erros, não com algo pronto e
finalizado por alguém. Assim, diante desta preocupação, este trabalho tem por objetivo mostrar
aos alunos que é possível fazer relações entre a álgebra e a realidade física, apresentando como
as seções de cônicas aparecem em movimentos orbitais.
[Download TCC]