MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANA PAULA FOSS

FURG - Universidade Federal do Rio Grande - Rio Grande - RS

Dissertação

Título
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
Um bom planejamento financeiro faz com que metas relacionadas ao dinheiro sejam alcançadas. A partir de conhecimentos básicos sobre finanças é possível que uma postura adequada diante do dinheiro seja assumida. Sentir segurança para tomar decisões e saber analisar diferentes cenários de compras e investimentos são os benefícios quando se fala em Educação Financeira. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência didática de oito atividades relacionadas à Educação Financeira e à Matemática Financeira e cinco atividades interdisciplinares para alunos do Ensino Médio. Nas aulas de Matemática os alunos realizaram leitura, produziram texto, fizeram uso de aplicativo, participaram de palestras, construíram história em quadrinhos e ainda resolveram problemas de porcentagem e juros compostos através da metodologia Resolução de Problemas. Pretende-se, assim, incentivar o pensamento crítico sobre a postura diante do dinheiro e contemplar também habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular. De modo a ampliar a abordagem do assunto, foram preparados planos de aulas interdisciplinares em parceria com outros professores da turma. Relata-se a aplicação dessas atividades em uma Escola Estadual situada no Município de Rolante-RS. Com o desenvolvimento das atividades percebe-se que os estudantes não são organizados financeiramente, porém, julgam importante criar estratégias para adquirir disciplina financeira. Considerando que o gerenciamento financeiro está em diversos contextos da sociedade, essas atividades vão além de uma formação acadêmica, pois contribuem para a formação cidadã do aluno.
[Download TCC]