Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CARLA NUERNBERG GAVA DE MELO
FURG - Universidade Federal do Rio Grande - Rio Grande - RS
Dissertação
Título
Ensino de equações do 1o grau a estudantes com TEA: um estudo de caso
Resumo
Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) geralmente apresentam dificuldades
de concentração, comunicação e compreensão de conceitos abstratos. Dessa maneira, ministrar
a disciplina de Matemática, especificamente conceitos de Álgebra, baseada quase
que, exclusivamente, em interpretação de textos, raciocínio lógico e resolução de problemas,
pode se tornar um desafio para os professores em sala de aula, tendo em vista esta
ser repleta de conceitos abstratos e exigir grande capacidade de foco e concentração dos
alunos. Essa pesquisa busca, então, apresentar um método lúdico como proposta didática
a fim de significar os conteúdos de Equação do 1º grau com uma incógnita aos estudantes
com TEA e, por conseguinte, facilitar a internalização dos conhecimentos. Dessa forma,
foi aplicada a oficina Balança de dois pratos em sua versão manual e digital, obtida por
meio de sítio eletrônico. Ambas, assim como uma equação, funcionam com o princípio
de igualdade de dois membros, nesse caso materializados pelos pratos da balança. Diante
disso, foi verificado que a utilização desse instrumento em sala de aula despertou nos
alunos grande curiosidade e atenção, facilitando a aprendizagem para os alunos que normalmente
não conseguem manter-se concentrados por longos períodos, como geralmente
ocorre com o público-alvo desta pesquisa.
[Download TCC]