Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: HAMMHWYGEM TADACH ARAUJO DE OLIVEIRA
UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC - Santo André - SP
Dissertação
Título
TRAÇANDO CONEXÕES: EXPLORANDO A TEORIA DOS GRAFOS COMO FERRAMENTA PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo explorar a teoria dos grafos como uma ferramenta inovadora para a resolução de problemas no contexto do ensino médio. A Teoria dos Grafos é um campo da matemática que estuda as propriedades e relações entre elementos conectados (vértices e arestas), sendo amplamente utilizada em diversas áreas, como matemática, ciência da computação, circuitos eletrônicos, finanças, redes sociais, logística, biologia, genética, etc. Esta dissertação apresenta de forma detalhada os principais conceitos da teoria dos grafos, incluindo demonstrações de propriedades e teoremas . A ideia central é proporcionar aos estudantes do ensino médio o desenvolvi- mento do pensamento lógico, resolução de problemas e habilidades de comunicação. Apesar de a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não abordar explicitamente a teoria dos grafos, ela defende a importância da resolução de problemas como uma habilidade fundamental para os estudantes. Neste contexto, desenvolvemos planos de aula que integram a teoria dos grafos ao currículo do ensino médio, utilizando a plata- forma Geogebra como suporte tecnológico. Acreditamos que uma abordagem dinâmica, aliada ao uso de ferramentas interativas, pode transformar um tema potencialmente complexo em uma experiência educacional prazerosa para os alunos. Este estudo não apenas preenche uma lacuna no currículo, mas também proporciona uma oportunidade para os estudantes desenvolverem habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e raciocínio lógico, promovendo assim uma aprendizagem significativa no ensino médio.
[Download TCC]