MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ERIKSON DOS SANTOS FERREIRA

UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - Santarém - PA

Dissertação

Título
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS MEDIADAS POR PLATAFORMAS DIGITAIS
Resumo
Este estudo visa a compreender os desafios que os professores de matemática da região oeste do Pará enfrentaram com impacto da pandemia de COVID-19 no cenário educacional, focando na eficácia das plataformas Google Meet e Google Classroom no contexto do ensino híbrido e remoto. Para tal, foi adotada uma metodologia qualitativa explicativa, com a coleta de dados realizada exclusivamente através de questionários onlines direcionados a professores de ensino médio de escolas públicas e privadas na região oeste do Pará. O referencial teórico se fundamenta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Teoria da Flexibilidade Cognitiva, e abrange estudos contemporâneos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs). Os resultados indicam que tanto os professores quanto os alunos adaptaram-se a uma cultura de ensino remoto e híbrido, no qual o Google Meet tem papel crucial para enfrentar os desafios educacionais instaurados pela pandemia. No contexto específico de ensino de matemática, o estudo sugere que um domínio mais aprofundado de ambientes virtuais de aprendizagem pode ampliar os benefícios pedagógicos.
[Download TCC]