Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ERIK DE OLIVEIRA SILVA
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
A Matemática é uma área do conhecimento de suma importância para o desenvolvimento da sociedade. Neste trabalho de pesquisa buscou-se estudar alguns tópicos de Matemática Financeira por meio da metodologia de resolução de problemas, tendo em vista a necessidade destes conhecimentos na tomada de decisões conscientes e assertivas do dia a dia dos alunos, pois são inúmeras as aplicações deste conteúdo na vida deles. Diante das dificuldades apresentadas pelos alunos para relacionar a Matemática Financeira com as situações práticas do seu cotidiano, e também a abordagem superficial apresentada nos livros didáticos do Ensino Básico, faz-se necessário a utilização de diferentes metodologias de ensino da Matemática que favoreça a compreensão e o uso deste objeto de conhecimento. O presente estudo consistiu na análise de uma intervenção em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Anísio de Abreu-PI, em que a heurística de George Polya foi usada na resolução de problemas de Matemática Financeira. Por outro lado, traçou-se o seguinte objetivo geral: analisar as contribuições da metodologia de resolução de problemas aplicada a alguns tópicos de Matemática Financeira no 1° ano do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de campo. Após a aplicação das atividades propostas e análise dos dados coletados, constatou-se que a metodologia de resolução de problemas contribuiu significativamente na aprendizagem de alguns tópicos de Matemática Financeira. Além disso, verificou-se uma melhora na interpretação e desempenho de resolução de situações-problema contextualizadas, ou seja, relacionadas a realidade dos estudantes. Destaca-se as etapas de George Polya, sendo bastante aceitas pelos discentes que participaram ativamente de todas as atividades realizadas em sala de aula.
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