Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EVANDIO DOS SANTOS DE MACEDO
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA METODOLOGIA STEAM AO ENSINO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Em um mundo cada vez mais dominado por dados, a necessidade de compreendêlos
e interpretá-los se torna essencial para o desenvolvimento de cidadãos críticos e
engajados. O ensino de Estatística com enfoque na Ciência de Dados no Ensino
Fundamental é um passo fundamental para preparar as crianças para os desafios do
século XXI. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar a
aplicação de uma sequência didática envolvendo estratégias da metodologia
STEAM no 9º ano do Ensino Fundamental. Utilizando uma metodologia qualitativa e
quantitativa, caracterizada como pesquisa exploratória e estudo de caso, buscou-se
explorar um fenômeno pouco conhecido através da vivência de uma Sequência
Didática e da aplicação de questionários. A pesquisa foi realizada em uma escola
municipal da zona rural de Petrolina, com 20 alunos do 9º ano participando
ativamente da sequência didática, que abordou o tema \"O uso do celular traz mais
benefícios ou prejuízos dentro da escola?\" A sequência didática, ancorada na
abordagem STEAM, que significa Science, Technology, Engineering, Arts, and
Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), e visou
desenvolver habilidades de coleta, tratamento e análise de dados, bem como
produção de informações e comunicação, promovendo a participação ativa dos
alunos. A sequência didática aplicada mesclou teoria e prática para abordar um
problema real utilizando dados concretos da realidade dos alunos, se constituiu em
uma atividade educativa inovadora e também engajadora, contribuindo para que os
alunos pudessem compreender a importância e a utilidade da matemática no
cotidiano, facilitando a aprendizagem dos conteúdos curriculares. Em conclusão,
constatou que a sequência didática em Ciências de Dados representou uma
ferramenta eficaz para o ensino de Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental,
promovendo um aprendizado significativo para os alunos. Esta pesquisa abre
caminho para novas investigações e implementações inovadoras na área da
educação, com potencial para transformar a forma como os alunos aprendem e se
desenvolvem.
[Download TCC]