MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: EVANDIO DOS SANTOS DE MACEDO

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA METODOLOGIA STEAM AO ENSINO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Em um mundo cada vez mais dominado por dados, a necessidade de compreendêlos e interpretá-los se torna essencial para o desenvolvimento de cidadãos críticos e engajados. O ensino de Estatística com enfoque na Ciência de Dados no Ensino Fundamental é um passo fundamental para preparar as crianças para os desafios do século XXI. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar a aplicação de uma sequência didática envolvendo estratégias da metodologia STEAM no 9º ano do Ensino Fundamental. Utilizando uma metodologia qualitativa e quantitativa, caracterizada como pesquisa exploratória e estudo de caso, buscou-se explorar um fenômeno pouco conhecido através da vivência de uma Sequência Didática e da aplicação de questionários. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da zona rural de Petrolina, com 20 alunos do 9º ano participando ativamente da sequência didática, que abordou o tema \"O uso do celular traz mais benefícios ou prejuízos dentro da escola?\" A sequência didática, ancorada na abordagem STEAM, que significa Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), e visou desenvolver habilidades de coleta, tratamento e análise de dados, bem como produção de informações e comunicação, promovendo a participação ativa dos alunos. A sequência didática aplicada mesclou teoria e prática para abordar um problema real utilizando dados concretos da realidade dos alunos, se constituiu em uma atividade educativa inovadora e também engajadora, contribuindo para que os alunos pudessem compreender a importância e a utilidade da matemática no cotidiano, facilitando a aprendizagem dos conteúdos curriculares. Em conclusão, constatou que a sequência didática em Ciências de Dados representou uma ferramenta eficaz para o ensino de Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental, promovendo um aprendizado significativo para os alunos. Esta pesquisa abre caminho para novas investigações e implementações inovadoras na área da educação, com potencial para transformar a forma como os alunos aprendem e se desenvolvem.
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