Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOEFSON SANTOS MUTTI
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA E UMA INTERVENÇÃO POR MEIO DE OFICINAS NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE MONTE SANTO, BAHIA
Resumo
Entende-se que a Matemática é uma disciplina complexa e que muitos alunos têm dificuldade em aprendê-la, dessa maneira, o uso de gamificação pode auxiliar os
alunos, dessa forma, a gamificação pode aumentar o interesse e o envolvimento deles na aprendizagem, além de melhorar a concentração e a memória. Dessa forma, este
estudo tem o objetivo de analisar os possíveis benefícios da gamificação para o ensino e a aprendizagem de matemática a partir de experiências relatadas na literatura
especializada. Para a realização do mesmo, utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica de natureza descritiva, que foi embasada em artigos e livros especializados
e, duas oficinas foram aplicadas para alunos do ensino médio em Monte Santo, Bahia, as oficinas consistiram na utilização dos aplicativos “2048” e “Rei da matemática para
duas turmas. Os resultados mostraram que a gamificação despertou o interesse e aumentou o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem. Os participantes
relataram sensações de divertimento, competição e reconheceram elementos matemáticos nos jogos. Além disso, a gamificação contribuiu para a melhoria da
concentração e da memória dos alunos durante o jogo. No entanto, é importante considerar um uso equilibrado e consciente dessas ferramentas, evitando o excesso de
jogos. Os resultados desta pesquisa corroboram estudos anteriores, destacando os benefícios da gamificação no contexto educacional, tornando o ensino de matemática
mais atrativo e promovendo um aprendizado significativo. Por fim, conclui-se que a gamificação apresenta-se como uma estratégia promissora para o ensino de
matemática, proporcionando maior engajamento dos alunos, estímulo à concentração e melhoria na memória.
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