Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCYLEIA LIMA DA COSTA
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
MATEMÁTICA FINANCEIRA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: uma sequência didática para escolas de referência em ensino médio no Sertão de Pernambuco
Resumo
O ensino da matemática financeira, aliado à educação matemática crítica, capacita os estudantes a compreender, questionar e analisar criticamente o
sistema financeiro, promovendo uma visão consciente do impacto social e econômico das decisões financeiras. Nesse contexto, o objetivo principal deste
trabalho é elaborar sequências didáticas interativas para abordar a Educação financeira, visando auxiliar o professor em suas práticas educativas no ensino
médio. As sequências didáticas buscam promover uma aprendizagem significativa, estimulando os alunos a compreender e aplicar conceitos
matemáticos financeiros em situações reais do cotidiano, como porcentagem, juros, impostos, inflação, controle de gastos e sistemas de amortização. A
abordagem interativa proposta, envolve debates, pesquisas e atividades práticas para conectar teoria e realidade, tornando o conteúdo mais atrativo e incentivando
a participação ativa dos estudantes, além de desenvolver habilidades de análise crítica e tomada de decisões financeiras assertivas. Espera-se que essas
sequências didáticas sejam valiosas ferramentas para aprimorar as práticas educacionais dos professores, proporcionando aos alunos uma base sólida em
Educação financeira.
[Download TCC]