Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDERSON LUIS AIMI BLACK
UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC
Dissertação
Título
SCRATCH COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FRAÇÕES: APRENDIZAGEM CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO DE PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Resumo
A presente dissertação de mestrado focou no uso da ferramenta Scratch como um
método inovador no ensino de frações para estudantes do 6o ano do ensino fundamental de
uma escola pública municipal de Chapecó - Santa Catarina. Esta pesquisa se concentra na
promoção da aprendizagem criativa e na construção de pilares do pensamento computacional,
buscando desenvolver a aprendizagem nos estudantes, trazendo a educação matemática, em
conjunto com o uso das tecnologias. Neste estudo, tive como hipótese primordial que o
Scratch, uma plataforma de programação visual, pode fornecer um ambiente interativo e
estimulante para a aprendizagem de conceitos matemáticos, especialmente no contexto de
frações. Durante o estudo, 7 estudantes participaram de atividades do Scratch destinadas
a explorar o conceito de frações de forma divertida e prática. A análise dos resultados
mostra evidências positivas de maior envolvimento dos estudantes e habilidades de
pensamento computacional, incluindo resolução de problemas, pensamento lógico e
criatividade. A dissertação também enfatiza a importância de métodos educacionais que
integrem matemática e ciência da computação para enriquecer a compreensão dos
estudantes sobre frações, utilizando da programação em blocos e da aprendizagem criativa,
para instigar os estudantes a resolverem diversos problemas envolvendo frações, buscando
promover a autonomia e o protagonismo destes no aprendizado. A aprendizagem
baseada em projetos no Scratch, aparentemente provou ser uma ferramenta eficaz
para promover a independência e a colaboração dos estudantes, ao mesmo tempo que
cria um ambiente de sala de aula mais envolvente. Temos uma sociedade, onde os
estudantes são, em sua grande maioria, meros consumidores digitais. Um dos objetivos
desta pesquisa é buscar desenvolver o pensamento lógico e computacional dos estudantes e,
os resultados mostram que a integração do Scratch com o conteúdo de frações, não só
melhora a compreensão conceitual, mas também fortalece competências essenciais para o
crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes. Este estudo destaca a importância de
considerar novas abordagens tecnológicas na educação matemática para preparar os
estudantes para os desafios do século 21 e promover experiências de aprendizagem
significativas.
[Download TCC]