MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANDERSON LUIS AIMI BLACK

UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC

Dissertação

Título
SCRATCH COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FRAÇÕES: APRENDIZAGEM CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO DE PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Resumo
A presente dissertação de mestrado focou no uso da ferramenta Scratch como um método inovador no ensino de frações para estudantes do 6o ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Chapecó - Santa Catarina. Esta pesquisa se concentra na promoção da aprendizagem criativa e na construção de pilares do pensamento computacional, buscando desenvolver a aprendizagem nos estudantes, trazendo a educação matemática, em conjunto com o uso das tecnologias. Neste estudo, tive como hipótese primordial que o Scratch, uma plataforma de programação visual, pode fornecer um ambiente interativo e estimulante para a aprendizagem de conceitos matemáticos, especialmente no contexto de frações. Durante o estudo, 7 estudantes participaram de atividades do Scratch destinadas a explorar o conceito de frações de forma divertida e prática. A análise dos resultados mostra evidências positivas de maior envolvimento dos estudantes e habilidades de pensamento computacional, incluindo resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade. A dissertação também enfatiza a importância de métodos educacionais que integrem matemática e ciência da computação para enriquecer a compreensão dos estudantes sobre frações, utilizando da programação em blocos e da aprendizagem criativa, para instigar os estudantes a resolverem diversos problemas envolvendo frações, buscando promover a autonomia e o protagonismo destes no aprendizado. A aprendizagem baseada em projetos no Scratch, aparentemente provou ser uma ferramenta eficaz para promover a independência e a colaboração dos estudantes, ao mesmo tempo que cria um ambiente de sala de aula mais envolvente. Temos uma sociedade, onde os estudantes são, em sua grande maioria, meros consumidores digitais. Um dos objetivos desta pesquisa é buscar desenvolver o pensamento lógico e computacional dos estudantes e, os resultados mostram que a integração do Scratch com o conteúdo de frações, não só melhora a compreensão conceitual, mas também fortalece competências essenciais para o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes. Este estudo destaca a importância de considerar novas abordagens tecnológicas na educação matemática para preparar os estudantes para os desafios do século 21 e promover experiências de aprendizagem significativas.
[Download TCC]