Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDRESSA BOSA
UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC
Dissertação
Título
FORMAÇÃO DO CAMPO CONCEITUAL DO ALGORITMO DA DIVISÃO: ANÁLISE DE APRENDIZAGEM
Resumo
A motivação do trabalho surgiu devido a dificuldades enfrentadas pelos alunos dos anos finais
do Ensino Fundamental ao realizar operações de divisão, uma preocupação constante no
contexto pedagógico. O embasamento teórico deste estudo incorpora trabalhos relevantes de
diversos autores, selecionados por sua pertinência temática, sendo que as ideias desses
estudos foram agrupadas e relacionadas com a pesquisa em questão. A pesquisa está
fundamentada na abordagem de Gérard Vergnaud e sua Teoria dos Campos Conceituais, que
investiga o tema da divisão e explora as duas concepções propostas por Vergnaud: divisão por
partição e divisão por quotas. Essas concepções são integradas para formar uma compreensão
mais ampla e atribuir significado à operação de divisão. O tema central concentra-se na
investigação da aquisição de conceitos e habilidades durante o processo de aprendizagem da
divisão, conduzido por meio de oficinas semanais em duas escolas de ensino fundamental,
sendo dois grupos de quatro alunos. Embasado na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard
Vergnaud, o estudo busca compreender a formação do campo conceitual do algoritmo da
divisão com o uso de materiais concretos e pedagógicos, onde é observada a interação entre
os estudantes e o raciocínio perante questionamentos, explorando diferentes estratégias de
resolução e promovendo a colaboração entre colegas e professores. A análise detalhada do
processo de formação conceitual envolve desde a compreensão inicial do conceito de divisão
até a aplicação prática em problemas matemáticos, passando pela construção de estratégias de
divisão e pela interpretação dos resultados. Por fim, o estudo realiza a análise dos resultados
obtidos, alinhada aos princípios de análise de Bardin (2002).
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