MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANDRESSA BOSA

UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC

Dissertação

Título
FORMAÇÃO DO CAMPO CONCEITUAL DO ALGORITMO DA DIVISÃO: ANÁLISE DE APRENDIZAGEM
Resumo
A motivação do trabalho surgiu devido a dificuldades enfrentadas pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental ao realizar operações de divisão, uma preocupação constante no contexto pedagógico. O embasamento teórico deste estudo incorpora trabalhos relevantes de diversos autores, selecionados por sua pertinência temática, sendo que as ideias desses estudos foram agrupadas e relacionadas com a pesquisa em questão. A pesquisa está fundamentada na abordagem de Gérard Vergnaud e sua Teoria dos Campos Conceituais, que investiga o tema da divisão e explora as duas concepções propostas por Vergnaud: divisão por partição e divisão por quotas. Essas concepções são integradas para formar uma compreensão mais ampla e atribuir significado à operação de divisão. O tema central concentra-se na investigação da aquisição de conceitos e habilidades durante o processo de aprendizagem da divisão, conduzido por meio de oficinas semanais em duas escolas de ensino fundamental, sendo dois grupos de quatro alunos. Embasado na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, o estudo busca compreender a formação do campo conceitual do algoritmo da divisão com o uso de materiais concretos e pedagógicos, onde é observada a interação entre os estudantes e o raciocínio perante questionamentos, explorando diferentes estratégias de resolução e promovendo a colaboração entre colegas e professores. A análise detalhada do processo de formação conceitual envolve desde a compreensão inicial do conceito de divisão até a aplicação prática em problemas matemáticos, passando pela construção de estratégias de divisão e pela interpretação dos resultados. Por fim, o estudo realiza a análise dos resultados obtidos, alinhada aos princípios de análise de Bardin (2002).
[Download TCC]