Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FERNANDO AUGUSTO BRANCHER
UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC
Dissertação
Título
PROPOSTA PARA UM COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM COM MODELAGEM MATEMÁTICA
Resumo
O ano de 2022 marca uma significativa etapa para o Ensino Médio no Brasil, a implementação
nacional do Novo Ensino Médio (NEM). Segundo o Ministério da Educação, essa reforma
educacional visa oferecer uma educação de qualidade capaz de atender às crescentes demandas
do mundo moderno, inaugurando uma nova era para o Ensino Médio. O NEM traz diversas
mudanças, entre elas o aumento da carga horária anual e a introdução de uma nova estrutura
curricular. Agora, o currículo é composto por dois elementos: a Formação Geral Básica, que é
padronizada para todos os alunos e os Itinerários Formativos, que oferecem mais flexibilidade
aos alunos. Essa dissertação está centrada na proposição de uma abordagem para um dos
Componentes Curriculares Eletivos (CCE), disciplinas que fazem parte dos Itinerários
Formativos. Traçando inicialmente um panorama da implantação e reestruturação do NEM no
estado de Santa Catarina, neste trabalho também é apresentada uma revisão da literatura sobre
modelagem matemática, e sobre a teoria sociocultural de Vygotsky. Com base nessas teorias,
apresenta-se uma alternativa pedagógica para abordar e ensinar os conceitos e etapas da
modelagem matemática no CCE de Matemática Aplicada. Para ilustrar a abordagem proposta
e explorar algumas de suas possibilidades e potencialidades, foi desenvolvido um exercício de
imaginação pedagógica, que vem acompanhado de atividades, textos, vídeos e de um exemplo
de um modelo matemático que poderia ser desenvolvido com os estudantes. Nas considerações
finais, são destacadas as contribuições do trabalho ao criar um roteiro pedagógico bastante
detalhado, que pode servir como um recurso valioso para futuros professores do Ensino Médio
que buscam incorporar modelagem matemática ao CCE de Matemática Aplicada ou outras
disciplinas e ambientes educacionais.
[Download TCC]