Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JANAINA ESTELA PINHEIRO
UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC
Dissertação
Título
ENSINO DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE POSSIBILIDADES
Resumo
Considerando a relevância que o uso de tecnologias digitais (TD) tem como ferramenta de ensino e aprendizagem, em especial na Matemática, buscou-se evidenciar possibilidades e potencialidades do uso de objetos virtuais de aprendizagem (OVA), construídos no software GeoGebra, para o ensino e aprendizagem de Trigonometria e funções trigonométricas no Ensino Médio. O material foi organizado no formato de livro no GeoGebra on-line, em uma sequência didática, que apresenta os objetos de conhecimento de forma a contemplar conceitos, construções e questões a serem respondidas pelos estudantes que venham a manipular os OVA. Este trabalho caracterizou-se como uma pesquisa de natureza qualitativa propositiva, baseada em um exercício de imaginação pedagógica (IP) na perspectiva proposta por Skovsmose (2015), desenvolvida pela autora e sete professores de Matemática da Educação Básica. A partir da análise evidenciaram-se algumas possibilidades e potencialidades de uso do material para o ensino e aprendizagem dos objetos de conhecimento abordados, em especial por proporcionar ao professor maior dinamicidade para trabalhar os conceitos explorados e ao estudante a possibilidade de interagir com o material de estudo.
[Download TCC]