MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JESSICA DA SILVA

UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC

Dissertação

Título
PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Cada vez mais o uso de tecnologias está inserido no contexto do aluno e da escola, frente a esses avanços a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi publicada com a preocupação de que habilidades necessárias para compreender e atuar em sociedade sejam contempladas nas escolas, uma delas é o pensamento computacional. Esse trabalho tem como objetivo analisar sob o ponto de vista teórico a abordagem do construcionismo e do pensamento computacional nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2024 para a área de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a análise documental definida por Bardin (2016) consistindo na comparação qualitativa entre os livros didáticos de matemática de quatro coleções, verificando se contemplam o conceito e habilidades do pensamento computacional previstas na BNCC e no PNLD de 2024, para isso são apresentadas reflexões teóricas sobre o pensamento computacional e seus pilares. Os dados analisados são apresentados por meio de figuras e tabelas. A partir da análise, verificou-se que em todas as coleções havia elementos que contribuem para o desenvolvimento do pensamento computacional. Em particular, fragilidades foram identificadas, como a falta de definição formal do pensamento computacional e dos seus pilares nos livros didáticos do aluno.
[Download TCC]