Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JESSICA DA SILVA
UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC
Dissertação
Título
PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Cada vez mais o uso de tecnologias está inserido no contexto do aluno e da escola, frente a
esses avanços a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi publicada com a preocupação
de que habilidades necessárias para compreender e atuar em sociedade sejam contempladas nas
escolas, uma delas é o pensamento computacional. Esse trabalho tem como objetivo analisar
sob o ponto de vista teórico a abordagem do construcionismo e do pensamento computacional
nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2024 para
a área de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a
análise documental definida por Bardin (2016) consistindo na comparação qualitativa entre os
livros didáticos de matemática de quatro coleções, verificando se contemplam o conceito e
habilidades do pensamento computacional previstas na BNCC e no PNLD de 2024, para isso
são apresentadas reflexões teóricas sobre o pensamento computacional e seus pilares. Os dados
analisados são apresentados por meio de figuras e tabelas. A partir da análise, verificou-se que
em todas as coleções havia elementos que contribuem para o desenvolvimento do pensamento
computacional. Em particular, fragilidades foram identificadas, como a falta de definição
formal do pensamento computacional e dos seus pilares nos livros didáticos do aluno.
[Download TCC]