Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JULIANA CRISTINA SCHNEIDER DIETRICH
UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC
Dissertação
Título
ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO GRAU
Resumo
Este trabalho tem como objetivo verificar as possíveis contribuições da Robótica Educacional
na aprendizagem das funções polinomiais do primeiro grau. O marco teórico está baseado no
construcionismo de Seymour Papert e na aprendizagem significativa de Ausubel, observando
as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular sobre a utilização de tecnologias digitais e
do Pensamento Computacional, bem como, a inclusão de conhecimentos sobre Robótica
Educacional na Educação Básica. O foco do trabalho de investigação se deu com a elaboração
e aplicação de uma sequência didática, com a montagem e utilização de um carrinho robótico,
aliados ao objeto de conhecimento matemático de funções polinomiais do primeiro grau e suas
aplicações. A sequência didática, com duração de 27 aulas de 45 minutos cada, foi aplicada no
período regular de ensino, no componente curricular de Matemática, em uma turma de primeiro
ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. A análise dos dados ocorreu de forma
qualitativa com base em observações oculares, registro em diário de bordo e aplicação de
questionários antes e após a intervenção. Os resultados encontrados foram satisfatórios,
detectando melhoras na aprendizagem significativa do objeto de conhecimento matemático de
funções polinomiais do primeiro grau. Por fim, vale destacar a importância da inclusão do
Pensamento Computacional na Educação Básica, através do uso da Robótica Educacional, que
possibilita uma abordagem interdisciplinar, despertando a criatividade e o protagonismo dos
estudantes.
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