MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JULIANA CRISTINA SCHNEIDER DIETRICH

UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC

Dissertação

Título
ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO GRAU
Resumo
Este trabalho tem como objetivo verificar as possíveis contribuições da Robótica Educacional na aprendizagem das funções polinomiais do primeiro grau. O marco teórico está baseado no construcionismo de Seymour Papert e na aprendizagem significativa de Ausubel, observando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular sobre a utilização de tecnologias digitais e do Pensamento Computacional, bem como, a inclusão de conhecimentos sobre Robótica Educacional na Educação Básica. O foco do trabalho de investigação se deu com a elaboração e aplicação de uma sequência didática, com a montagem e utilização de um carrinho robótico, aliados ao objeto de conhecimento matemático de funções polinomiais do primeiro grau e suas aplicações. A sequência didática, com duração de 27 aulas de 45 minutos cada, foi aplicada no período regular de ensino, no componente curricular de Matemática, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. A análise dos dados ocorreu de forma qualitativa com base em observações oculares, registro em diário de bordo e aplicação de questionários antes e após a intervenção. Os resultados encontrados foram satisfatórios, detectando melhoras na aprendizagem significativa do objeto de conhecimento matemático de funções polinomiais do primeiro grau. Por fim, vale destacar a importância da inclusão do Pensamento Computacional na Educação Básica, através do uso da Robótica Educacional, que possibilita uma abordagem interdisciplinar, despertando a criatividade e o protagonismo dos estudantes.
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