MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROBERTO GIACOMINI

UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC

Dissertação

Título
INTEGRAÇÃO DA ROBÓTICA COM UM OLHAR STEAM PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM
Resumo
A robótica educacional envolve o uso de robôs e tecnologias relacionadas para promover a aprendizagem em diversos campos, desde a programação e a engenharia até a resolução de problemas e a colaboração. Essa abordagem não apenas torna a aprendizagem mais envolvente e prática, mas também desenvolve habilidades essenciais, como pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe. As metodologias ativas, por sua vez, destacam a importância da participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem. Em vez de serem receptores passivos de informações, os alunos são incentivados a se envolverem ativamente em atividades práticas, discussões em grupo, projetos colaborativos e resolução de problemas do mundo real. Isso promove uma aprendizagem mais significativa, onde os alunos constroem ativamente seu próprio conhecimento e desenvolvem habilidades transferíveis. O movimento STEAM amplia ainda mais essa abordagem, reconhecendo a interconexão entre ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Ao integrar essas disciplinas de forma holística, os alunos são encorajados a explorar conexões entre diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma compreensão mais profunda e uma abordagem mais criativa para resolver problemas complexos. A bobina de Tesla é conhecida por suas descargas elétricas espetaculares, que podem criar arcos elétricos visíveis, produzir ruídos característicos e até mesmo acender lâmpadas fluorescentes à distância quando aproximadas. É uma ferramenta frequentemente utilizada em demonstrações científicas e experimentos de eletricidade. A bobina de Tesla musical combina a espetacularidade visual da bobina de Tesla convencional com uma experiência auditiva, proporcionando uma abordagem única e cativante para explorar os princípios da eletricidade, magnetismo e ondas sonoras. A sequência didática proposta procurou tirar proveito do potencial das bobinas musicais de Tesla integradas com Arduino para facilitar experiências de aprendizagem significativas. O estudo revelou que a abordagem inovadora de incorporar a robótica no programa STEAM não só enriquece o processo de aprendizagem, mas também promove uma mudança na dinâmica da sala de aula. A introdução de atividades práticas e a possibilidade de experimentação guiada propiciaram um ambiente de aprendizado mais dinâmico e interativo.
[Download TCC]