Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ROBERTO GIACOMINI
UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC
Dissertação
Título
INTEGRAÇÃO DA ROBÓTICA COM UM OLHAR STEAM PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM
Resumo
A robótica educacional envolve o uso de robôs e tecnologias relacionadas
para promover a aprendizagem em diversos campos, desde a programação e a
engenharia até a resolução de problemas e a colaboração. Essa abordagem não
apenas torna a aprendizagem mais envolvente e prática, mas também desenvolve
habilidades essenciais, como pensamento crítico, criatividade e trabalho em
equipe. As metodologias ativas, por sua vez, destacam a importância da
participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem. Em vez
de serem receptores passivos de informações, os alunos são incentivados a se
envolverem ativamente em atividades práticas, discussões em grupo, projetos
colaborativos e resolução de problemas do mundo real. Isso promove uma
aprendizagem mais significativa, onde os alunos constroem ativamente seu
próprio conhecimento e desenvolvem habilidades transferíveis. O movimento
STEAM amplia ainda mais essa abordagem, reconhecendo a interconexão entre
ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Ao integrar essas disciplinas
de forma holística, os alunos são encorajados a explorar conexões entre
diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma compreensão mais profunda
e uma abordagem mais criativa para resolver problemas complexos. A bobina de
Tesla é conhecida por suas descargas elétricas espetaculares, que podem criar
arcos elétricos visíveis, produzir ruídos característicos e até mesmo acender
lâmpadas fluorescentes à distância quando aproximadas. É uma ferramenta
frequentemente utilizada em demonstrações científicas e experimentos de
eletricidade. A bobina de Tesla musical combina a espetacularidade visual da
bobina de Tesla convencional com uma experiência auditiva, proporcionando uma
abordagem única e cativante para explorar os princípios da eletricidade,
magnetismo e ondas sonoras. A sequência didática proposta procurou tirar
proveito do potencial das bobinas musicais de Tesla integradas com Arduino para
facilitar experiências de aprendizagem significativas. O estudo revelou que a
abordagem inovadora de incorporar a robótica no programa STEAM não só
enriquece o processo de aprendizagem, mas também promove uma mudança na
dinâmica da sala de aula. A introdução de atividades práticas e a possibilidade de
experimentação guiada propiciaram um ambiente de aprendizado mais dinâmico
e interativo.
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