Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: AMANDA PONTES SILVERIO MONIS
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
O impacto do apoio familiar na aprendizagem: investigação em uma escola pública do Rio de Janeiro
Resumo
Existem diferentes fatores que dificultam a aprendizagem de Matemática, mas a presença da família apoiando, incentivando e ensinando valores para suas crianças é de suma importância para o bom desenvolvimento dessas crianças como cidadãos e consequentemente como alunos. A presente pesquisa tem como objetivo geral, investigar a partir da vivência dos professores e do levantamento feito a respeito da rotina dos alunos pesquisados, o impacto que a participação familiar tem em relação ao rendimento escolar dos alunos e propor ações para estreitar a relação família-escola, visando um melhor rendimento nas escolas públicas do Rio de Janeiro. O procedimento metodológico utilizado foi o levantamento de dados, a partir de questionários, da rotina de estudo dos alunos de 6º ao 9º ano de uma escola pública do Rio de Janeiro, no contexto familiar e também, como tem sido, na visão dos professores, o apoio dessas famílias em relação aos estudos das crianças. A análise dos dados foi realizada através dos métodos de estatística descritiva e inferencial, com o suporte dos softwares Excel e R versão 4.2.2, para a realização de teste de hipóteses e construção de modelos estatísticos. O estudo evidenciou que alguns dos fatores que impactam no rendimento escolar das crianças, estão relacionados a atividades diárias de responsabilidade da família com a criança, tais como, realização das tarefas propostas para casa, rotina de estudo para avaliações, uso de celulares inapropriadamente, entre outros. Constatou-se que os professores, em sua totalidade, acreditam que a participação da família interfere no rendimento escolar das crianças e que os responsáveis mais presentes em reuniões escolares são os dos alunos com melhores conceitos. Ao comparar o rendimento escolar dos alunos em Matemática, com seus rendimentos em Geografia e Português, verificou-se na amostra que, grande parte dos alunos que apresentam baixos rendimentos em Matemática, também apresenta baixos rendimentos nas outras duas disciplinas, levando à conclusão que as dificuldades das crianças, da escola em questão, não são somente pertinentes a complexidade da Matemática, e sim, dificuldade na aprendizagem como um todo.
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