Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANA CAROLINA SOARES VIOLA
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
JOGOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA
Resumo
Alguns dos grandes desafios que os educadores encontram é tornar a Matemática interessante e menos temida pelos estudantes e, para isso, muitas vezes é necessário fazer uso de métodos extras (quadro e giz). Um bom exemplo de como se pode superar esses desafios dos educadores é o tema proposto neste trabalho, que é usar jogos, que além de interessantes, podem ajudar a melhorar o desempenho dos alunos no que diz respeito aos conteúdos matemáticos. A teoria construtivista de Piaget e seu uso na educação de jovens e adultos, reforçada por Freire, defende que os esquemas cognitivos se desenvolvem a partir da internalização das vivências e experiências do indivíduo no mundo que o cerca, harmonizando-se com etapas mais complexas. Assim, esquemas novos se acomodam no lugar dos anteriores, dando-se o desenvolvimento intelectual, embasado na harmonização dos esquemas cognitivos, chamado de reequilibração. O ensino de Matemática, baseado nesse método, requer afundar o estudante em experiências que lhes causem conflito cognitivo, para que possam produzir esquemas inovadores de conhecimento que se adaptam melhor à experiência. Utiliza-se os jogos para realizar a função de provocar esse conflito. Esse trabalho foi realizado através da metodologia pesquisa-ação com atividades realizadas em turmas da Educação de Jovens e Adultos de uma escola do município do Rio de Janeiro, onde foi verificado que os alunos se sentiram muito animados com a execução dos jogos. As questões levantadas verbalmente, acerca dos conteúdos, foram muito bem desenvolvidas pelos educandos.
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