Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCO RODRIGUES MARINI
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
EXPLORANDO O ENSINO DE VARIÁVEIS ALGÉBRICAS NO 7° ANO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES COM O GEOGEBRA
Resumo
A compreensão e a manipulação de variáveis algébricas sempre foram apontadas por diversas pesquisas científicas como assuntos de difícil compreensão por parte dos
alunos do Ensino Fundamental. Uma das causas desse problema parte de uma característica inerente à própria álgebra: a diversidade de formas de se conceber uma
variável. Nas abordagens de muitos professores e livros didáticos, há a tendência em privilegiar determinadas concepções – tais como a variável como incógnita – em
detrimento de outras – como a formulação de expressões ou fórmulas. Devido a este desequilíbrio, o conhecimento do estudante em álgebra fica incompleto e limitado,
causando assim, dificuldades na compreensão plena do conteúdo e no progresso para assuntos mais avançados. Os objetivos de pesquisa foram analisar como as variáveis algébricas são introduzidas no 7° ano, por meio dos livros didáticos, e elaborar uma proposta de atividades que melhor contribuam para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Esta pesquisa buscou, portanto, realizar uma pesquisa documental em livros didáticos de matemática do 7° ano em que são analisadas as formas de apresentação do conceito de variável. Observou-se que a introdução das variáveis é feita de forma apressada, passando-se rapidamente para as manipulações algébricas. Buscou-se ainda realizar uma pesquisa bibliográfica, visando a elaboração de um produto com quatro sequências didáticas, implementadas no Geogebra, cujas atividades fazem referência ao desenvolvimento de concepções da álgebra pouco contempladas nos livros didáticos analisados.
[Download TCC]