Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: KENNEBY LEMOS BARBOSA
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
O ensino de expressões algébricas: uma proposta de sequência didática com o uso do Tangram e jogos digitais
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino voltada ao uso de expressões
algébricas para alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental. Com o intuito de
alcançar esse objetivo, será empregado o Tangram como jogo físico, além do uso
de um jogo digital desenvolvido especificamente para esse propósito. Além disto,
essa abordagem tem como finalidade aprimorar o processo de aprendizagem das
expressões algébricas, visando superar a resistência e o desinteresse, por parte dos
alunos, nas aulas de matemática. Primeiramente, são mencionados alguns aspectos
históricos da álgebra e sua importância nos documentos educacionais brasileiros,
como os PCN’s, a BNCC e o DC-GO em Goiás. Em seguida, é apresentado o
Tangram como ferramenta lúdica para o ensino da matemática. Para embasar as
operações com expressões algébricas, foi realizado um estudo da estrutura de anéis
de polinômios e de como elas são relevantes para o professor que ministra aulas
para a educação básica. A seguir, foi feita uma exposição sobre duas metodologias
ativas de ensino - peer instruction e a gamificação - que foram usadas na sequência
didática de forma direta e indireta, respectivamente, para tornar o aprendizado
mais dinâmico e participativo. Por fim, propõe-se uma sequência didática que une
o estudo da álgebra, a ludicidade do Tangram e as metodologias ativas para ensinar
expressões algébricas.
[Download TCC]