MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: KENNEBY LEMOS BARBOSA

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
O ensino de expressões algébricas: uma proposta de sequência didática com o uso do Tangram e jogos digitais
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino voltada ao uso de expressões algébricas para alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental. Com o intuito de alcançar esse objetivo, será empregado o Tangram como jogo físico, além do uso de um jogo digital desenvolvido especificamente para esse propósito. Além disto, essa abordagem tem como finalidade aprimorar o processo de aprendizagem das expressões algébricas, visando superar a resistência e o desinteresse, por parte dos alunos, nas aulas de matemática. Primeiramente, são mencionados alguns aspectos históricos da álgebra e sua importância nos documentos educacionais brasileiros, como os PCN’s, a BNCC e o DC-GO em Goiás. Em seguida, é apresentado o Tangram como ferramenta lúdica para o ensino da matemática. Para embasar as operações com expressões algébricas, foi realizado um estudo da estrutura de anéis de polinômios e de como elas são relevantes para o professor que ministra aulas para a educação básica. A seguir, foi feita uma exposição sobre duas metodologias ativas de ensino - peer instruction e a gamificação - que foram usadas na sequência didática de forma direta e indireta, respectivamente, para tornar o aprendizado mais dinâmico e participativo. Por fim, propõe-se uma sequência didática que une o estudo da álgebra, a ludicidade do Tangram e as metodologias ativas para ensinar expressões algébricas.
[Download TCC]