Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FERNANDO SILVA DE ARAUJO
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: o uso do GeoGebra como ferramenta pedagógica no ensino de Geometria Espacial no Ensino Médio. São Luís - MA 2023
Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de Geometria espacial com utilização do
software GeoGebra. A geometria espacial é uma área da Matemática com vasta gama de
aplicações e seu ensino é um desafio diante das dificuldades em se representar sólidos
geométricos em meios planos, como quadro branco e livros. Dessa forma, o uso de Tecnologias
Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) demonstram grande potencial em facilitar o
ensino de Geometria espacial e promover uma aprendizagem crítica e significativa,
aproveitando a crescente evolução dessas ferramentas, que tem impulsionado a sua inserção no
cenário educacional. Nesse contexto, o GeoGebra surge como uma poderosa ferramenta, por
ter uma variedade de recursos que podem ser aplicados nas mais diversas áreas da Matemática.
Objetivando avaliar o uso do GeoGebra como ferramenta pedagógica no ensino de Geometria
espacial, esta investigação tem caráter qualitativo e a metodologia utilizada foi a pesquisa de
campo, apoiada por uma pesquisa bibliográfica. Para coleta dos dados foi realizada uma
intervenção pedagógica composta de diagnóstico para verificação de conhecimentos prévios
dos alunos, oficina pedagógica e questionários. Observou-se uma alta taxa de aceitação do
GeoGebra entre os alunos, que o consideraram fácil de usar e que auxiliou na visualização e
compreensão dos elementos e medidas de uma figura espacial. O GeoGebra também ajudou os
alunos na compreensão de uma situação-problema proposta. A partir dos resultados obtidos,
concluiu-se que o GeoGebra é uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem de
Geometria espacial, promovendo um ensino dinâmico, interativo e colaborativo e contribuindo
para o desenvolvimento do pensamento crítico, da motivação e do interesse do aluno.
[Download TCC]