Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PAULO LORECO CRUZ DE ALMEIDA
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO GEOMÉTRICO NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA NO ENSINO MÉDIO: uma proposta utilizando o GeoGebra como ferramenta pedagógica São
Resumo
Práticas de Construções Geométricas complementam artefatos que fundamentam e consolidam
o conhecimento geométrico. Entretanto, há sinais de desprestígio na trajetória da disciplina nos
currículos nacionais o que tem acarretado defasagem no desempenho dos alunos da Educação
Básica em relação à Geometria. Atualmente, com os avanços tecnológicos, o uso dos softwares
nas práticas pedagógicas está cada vez mais presente, e o desenvolvimento dos softwares de
geometria dinâmica torna relevante sua aplicação em aulas de Geometria. Assim, o presente
trabalho foi desenvolvido com objetivo de analisar as contribuições do Desenho Geométrico na
aprendizagem de Geometria Plana no Ensino Médio. Desse modo, propôs-se uma sequência
didática para o estudo das construções geométricas, na qual se utilizou o software GeoGebra
como ferramenta pedagógica, aplicando atividades e questionários com os quais promoveramse
reflexões e apontaram-se contribuições para a disciplina de Geometria Plana. Observou-se
nos resultados que essas práticas de construções, de fato, potencializam o estudo de Geometria,
contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, tornandoos
capazes de deduzir, conjecturar e justificar resultados com argumentos válidos e
compreender as figuras planas como objetos abstratos.
[Download TCC]