MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PAULO LORECO CRUZ DE ALMEIDA

UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA

Dissertação

Título
CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO GEOMÉTRICO NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA NO ENSINO MÉDIO: uma proposta utilizando o GeoGebra como ferramenta pedagógica São
Resumo
Práticas de Construções Geométricas complementam artefatos que fundamentam e consolidam o conhecimento geométrico. Entretanto, há sinais de desprestígio na trajetória da disciplina nos currículos nacionais o que tem acarretado defasagem no desempenho dos alunos da Educação Básica em relação à Geometria. Atualmente, com os avanços tecnológicos, o uso dos softwares nas práticas pedagógicas está cada vez mais presente, e o desenvolvimento dos softwares de geometria dinâmica torna relevante sua aplicação em aulas de Geometria. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido com objetivo de analisar as contribuições do Desenho Geométrico na aprendizagem de Geometria Plana no Ensino Médio. Desse modo, propôs-se uma sequência didática para o estudo das construções geométricas, na qual se utilizou o software GeoGebra como ferramenta pedagógica, aplicando atividades e questionários com os quais promoveramse reflexões e apontaram-se contribuições para a disciplina de Geometria Plana. Observou-se nos resultados que essas práticas de construções, de fato, potencializam o estudo de Geometria, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, tornandoos capazes de deduzir, conjecturar e justificar resultados com argumentos válidos e compreender as figuras planas como objetos abstratos.
[Download TCC]