MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MATEUS LOPES SOUSA

UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA

Dissertação

Título
GEOMETRIA: O USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Este trabalho destaca uma pesquisa que investiga o uso de recursos tecnológicos, especialmente o software GeoGebra, no ensino da Geometria no Ensino Fundamental. O objetivo é explorar o potencial desses recursos para tornar o ensino da Geometria mais dinâmico e interativo. A pesquisa realizou um estudo bibliográfico, análise de materiais didáticos, observação de aulas e entrevistas com professores e estudantes. Destaca as vantagens de se utilizar o GeoGebra como ferramenta auxiliar para visualização e exploração de conceitos geométricos, visando ao desenvolvimento do pensamento geométrico e habilidades matemáticas dos alunos. Os resultados da pesquisa fornecem subsídios para a elaboração de propostas pedagógicas que incorporam o uso de recursos tecnológicos, como o GeoGebra, no ensino da Geometria. Destaca a importância de uma abordagem inovadora que aproveite as potencialidades das tecnologias para enriquecer a aprendizagem e promover uma compreensão mais profunda dos conceitos geométricos. A pesquisa demonstrou o valor do GeoGebra como uma ferramenta eficaz para visualização e exploração de conceitos geométricos, incluindo a criação de atividades interativas, simulações e demonstrações visuais, além da exploração de modelos tridimensionais. No entanto, foram identificadas algumas dificuldades, como a falta de acesso a recursos tecnológicos e a necessidade de capacitação adicional dos professores. Esses resultados ofereceram insights importantes para aprimorar as práticas pedagógicas e promover uma integração mais efetiva de recursos tecnológicos no ensino da Geometria.
[Download TCC]