Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MATEUS LOPES SOUSA
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
GEOMETRIA: O USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Este trabalho destaca uma pesquisa que investiga o uso de recursos tecnológicos, especialmente o
software GeoGebra, no ensino da Geometria no Ensino Fundamental. O objetivo é explorar o
potencial desses recursos para tornar o ensino da Geometria mais dinâmico e interativo. A
pesquisa realizou um estudo bibliográfico, análise de materiais didáticos, observação de aulas e
entrevistas com professores e estudantes. Destaca as vantagens de se utilizar o GeoGebra como
ferramenta auxiliar para visualização e exploração de conceitos geométricos, visando ao
desenvolvimento do pensamento geométrico e habilidades matemáticas dos alunos. Os resultados
da pesquisa fornecem subsídios para a elaboração de propostas pedagógicas que incorporam o
uso de recursos tecnológicos, como o GeoGebra, no ensino da Geometria. Destaca a importância
de uma abordagem inovadora que aproveite as potencialidades das tecnologias para enriquecer a
aprendizagem e promover uma compreensão mais profunda dos conceitos geométricos. A
pesquisa demonstrou o valor do GeoGebra como uma ferramenta eficaz para visualização e
exploração de conceitos geométricos, incluindo a criação de atividades interativas, simulações e
demonstrações visuais, além da exploração de modelos tridimensionais. No entanto, foram
identificadas algumas dificuldades, como a falta de acesso a recursos tecnológicos e a
necessidade de capacitação adicional dos professores. Esses resultados ofereceram insights
importantes para aprimorar as práticas pedagógicas e promover uma integração mais efetiva de
recursos tecnológicos no ensino da Geometria.
[Download TCC]