Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DIEGO RIBEIRO ALEIXO
UNESP - Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente - SP
Dissertação
Título
Construção de gráficos de funções com o auxílio do Photomath
Resumo
O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) está cada vez mais
presente na vida das pessoas do mundo atual, especialmente se tratando de
smartphones. Porém, no que se refere a Educação, a inserção de práticas que
valorizam a utilização de aparelhos digitais aconteceu de forma gradual, pois por
muito tempo foram considerados prejudiciais ao processo de aprendizagem. Tendo
em mente a necessidade de se revolucionar o tradicionalismo nas escolas, este
trabalho propõe o uso do aplicativo Photomath para aulas de Matemática no 3º ano
do Ensino Médio. O conteúdo a ser tratado é a construção do gráfico de funções a
partir de aplicações de limites e derivadas. Busca-se contemplar as habilidades
(EM13MAT302), (EM13MAT401), (EM13MAT402) e (EM13MAT502) da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), como também as seguintes competências
socioemocionais: curiosidade para aprender, imaginação criativa, autoconfiança,
entusiasmo, organização, determinação, persistência, foco, empatia e respeito. O
Cálculo Diferencial não está inserido na Educação Básica, portanto, o foco está em
fazer com que os alunos entendam os conceitos e as propriedades a serem
utilizadas, não havendo aprofundamento na teorização e realizando os cálculos
mediante o Photomath. O trabalho está dividido em capítulos que fundamentam a
proposta de aplicação do projeto, sendo eles: Funções, Limite e Continuidade,
Derivadas, Estudo da Variação das Funções e Photomath. Descreve, ainda, a
aplicação de um minicurso com duração de três horas a ser desenvolvido com uma
turma do 3º ano do Ensino Médio em que será feita uma avaliação formativa através
do acompanhamento no desenvolvimento da tarefa proposta. Ao final, são feitas
considerações a respeito das potencialidades do uso do aplicativo, destacando-se a
importância de práticas educacionais que utilizam metodologias ativas de
aprendizagem, em que o aluno se torna protagonista de seu próprio processo de
desenvolvimento cognitivo e socioemocional.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Construção de gráficos de funções com o auxílio do Photomath
Veículo
Repositório PROFMAT
Link
171056931_DIEGO_RIBEIRO_ALEIXO.pdf
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]