Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DIONATAM DOS REIS SILVA
UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG
Dissertação
Título
O ENSINO DA GEOMETRIA PLANA DE FORMA LÚDICA E INTERATIVA: a exploração das potencialidades do Tangram no ensino de perímetro e área de figuras planas
Resumo
Considerando as dificuldades enfrentadas por estudantes no aprendizado da
Matemática, especialmente no contexto da Geometria, este estudo propõe investigar a
efetividade do uso do Tangram como ferramenta pedagógica para o ensino dos conceitos
de área e perímetro de figuras planas por meio de uma abordagem qualitativa. A
metodologia envolve uma sequência didática que aborda conceitos fundamentais de
perímetro e área de polígonos utilizando o Tangram como um recurso didático
manipulável e lúdico.
O Tangram é um quebra-cabeça geométrico de origem chinesa, composto por 7
peças: 5 triângulos (dois grandes, dois pequenos e um médio), um quadrado e um
paralelogramo. O objetivo desta pesquisa é verificar a contribuição desse material no
processo de ensino e aprendizagem.
A sequência didática foi elaborada para atender turmas do Ensino Fundamental
dos anos finais, preferencialmente 8º e 9º anos, através de experiências dentro da sala de
aula. Inicialmente, buscou-se conhecer um pouco do papel da Geometria no processo de
ensino e aprendizagem, além de estudar histórias e lendas associadas ao Tangram.
Algumas abordagens incluíram a utilização de materiais lúdicos e manipuláveis para
explorar o cálculo de área e perímetro de figuras poligonais, bem como abordar conceitos
geométricos fundamentais, tendo o Tangram como foco principal e aproveitando o
formato das peças e suas atribuições no ensino da Geometria.
Nessa perspectiva, a hipótese é que a implementação de materiais lúdicos para o
ensino da Geometria pode aprimorar e aprofundar a compreensão dos alunos,
contribuindo de maneira significativa para o processo educacional. Além disso, espera-se
que este trabalho possa ser útil tanto como fonte de pesquisa para professores quanto para
a aprendizagem dos alunos. O uso de materiais manipulativos, especificamente o
Tangram, tem o potencial de despertar a curiosidade e promover o desenvolvimento do
pensamento crítico, criativo, percepção espacial e concentração dos alunos.
[Download TCC]