MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCIA REGINA SOUSA DE OLANDA

UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA

Dissertação

Título
FUNÇÃO QUADRÁTICA: aplicações de situações didáticas em sala de aula e no Laboratório de ensino de Matemática
Resumo
O presente trabalho apresenta uma investigação sobre o estudo de alguns tópicos de função quadrática durante aplicações de situações didáticas em sala de aula e no Laboratório de Ensino de Matemática. Busca responder ao questionamento: quais as contribuições de uma sequência didática, conforme a Teoria das Situação Didáticas de Brousseau, para a aprendizagem de alunos sobre o conteúdo de funções quadráticas? Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, desenvolvida em uma turma do 1º ano de ensino técnico do curso de Administração, do Instituto Pleno Rio Anil, em São Luís. Toma como aportes teóricos a Engenharia Didática de Artigue e a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Segue o caminho metodológico: 1) analisar o desenvolvimento do estudo das funções, em particular, da função quadrática através dos aspectos histórico-epistemológico e dos livros didáticos no Brasil; 2) identificar possíveis entraves e tendências para o ensino de Matemática na educação básica do Brasil no século XXI; 3) registrar o comportamento dos alunos com a aplicação das situações didáticas durante a busca pelas soluções; e, 4) reconhecer as principais contribuições (e obstáculos) vivenciados pelos alunos durante o desenvolvimento das situações didáticas. Constata-se que o estudo da função quadrática através das situações didáticas articuladas pela Teoria das Situações Didáticas de Brousseau contribui para uma aprendizagem interativa, eficiente e significativa dos alunos, que ao serem desafiados, pensaram criticamente e aplicaram conceitos matemáticos em situações práticas.
[Download TCC]