Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PRISCILA MARQUES LOPES ABITIBOL
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
TRANSLAÇÃO E REFLEXÃO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA UTILIZANDO O GEOGEBRA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS.
Resumo
A utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática é um assunto bastante discutido
e considerado por muitos como inevitável mediante justificativa que seu uso potencialize o
ensino e a aprendizagem dos conteúdos. Percebe-se que boa parte dos estudantes tem
desinteresse em aprender Matemática por considerá-la muito difícil, o que desafia o professor
a agregar todas as tecnologias possíveis desenvolvendo novas propostas de ensino, a fim de
tornar esse componente curricular mais atrativo para o aluno. O uso de softwares seja em
computadores ou em dispositivos móveis como smartphones e tablets, neste contexto, pode ser
tomado como uma dessas “novas” propostas de ensino. Este trabalho apresenta os resultados
de um estudo que teve como objetivo investigar as contribuições do aplicativo GeoGebra em
dispositivos móveis para o processo de compreensão do conteúdo gráfico de funções
quadráticas em uma turma do primeiro ano do ensino médio da escola pública Centro de Ensino
Professor Robson Campos Martins do município de Paço do Lumiar – MA, com o objetivo de
verificar se existe um maior aprendizado com o uso desse software. Com uma metodologia de
pesquisa-ação e método de caráter quali-quantitativa, os dados foram coletados e analisados.
Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários e atividades utilizando o
GeoGebra em dispositivos móveis. Ao final da pesquisa, os alunos opinaram que o uso do
software GeoGebra no smartphone facilitou bastante a compreensão do estudo do gráfico da
função quadrática, indicando que seu uso teve um impacto positivo no processo de ensinoaprendizagem.
[Download TCC]