MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PRISCILA MARQUES LOPES ABITIBOL

UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA

Dissertação

Título
TRANSLAÇÃO E REFLEXÃO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA UTILIZANDO O GEOGEBRA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS.
Resumo
A utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática é um assunto bastante discutido e considerado por muitos como inevitável mediante justificativa que seu uso potencialize o ensino e a aprendizagem dos conteúdos. Percebe-se que boa parte dos estudantes tem desinteresse em aprender Matemática por considerá-la muito difícil, o que desafia o professor a agregar todas as tecnologias possíveis desenvolvendo novas propostas de ensino, a fim de tornar esse componente curricular mais atrativo para o aluno. O uso de softwares seja em computadores ou em dispositivos móveis como smartphones e tablets, neste contexto, pode ser tomado como uma dessas “novas” propostas de ensino. Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo investigar as contribuições do aplicativo GeoGebra em dispositivos móveis para o processo de compreensão do conteúdo gráfico de funções quadráticas em uma turma do primeiro ano do ensino médio da escola pública Centro de Ensino Professor Robson Campos Martins do município de Paço do Lumiar – MA, com o objetivo de verificar se existe um maior aprendizado com o uso desse software. Com uma metodologia de pesquisa-ação e método de caráter quali-quantitativa, os dados foram coletados e analisados. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários e atividades utilizando o GeoGebra em dispositivos móveis. Ao final da pesquisa, os alunos opinaram que o uso do software GeoGebra no smartphone facilitou bastante a compreensão do estudo do gráfico da função quadrática, indicando que seu uso teve um impacto positivo no processo de ensinoaprendizagem.
[Download TCC]