MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALFREDO LUIZ CHAVES DE OLIVEIRA

SEDUC-CE/UFC - SEDUC-CE/UFC - Fortaleza - CE - Fortaleza - CE

Dissertação

Título
Ensino das conicas no plano usando isometrias e homotetias no GeoGebra
Resumo
A geometria analitica esta perdendo forcas no chao da sala de aula a cada ano. Os vestibulares costumavam trazer, de forma mais contundente, questoes de geometria, mas, com a unificacao da prova a nivel nacional, varios conteudos deixaram de figurar nas edicoes dos certames que selecionam os alunos ao ingresso nas universidades publicas. O ensino das conicas, entao, vem sendo preterido por muitos outros conteudos considerados mais presentes no Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM). E com a reforma do ensino medio, o chamado novo ensino medio, com varias disciplinas perdendo carga horaria para os itinerarios formativos, a geometria analitica praticamente esta sendo esquecida pelos novos livros didaticos. Percebendo esta falta grave na formacao dos nossos jovens, resolvi apresentar um trabalho que resgatasse o ensino das conicas, porem com uma nova abordagem, suavizando a parte analitica com o uso do aplicativo de geometria dinamico geogebra. No laboratorio de informatica da escola, pretendemos apresentar as conicas aos nossos alunos de forma mais ludica, associando a parte geometrica a sua respectiva parte analitica atraves da tela do computador e nao mais apenas nos rabiscos do quadro branco. A ferramenta que permitira essa nova abordagem sao as isometrias e homotetias, trazendo conceitos importantes na formacao geral do corpo discente como o de vetores, translacoes, reflexoes, proporcionalidade, razao de semelhanca, enfim usando a tecnologia disponivel a favor da educacao.
[Download TCC]