Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ERINEU SANTOS DA COSTA
SEDUC-CE/UFC - SEDUC-CE/UFC - Fortaleza - CE - Fortaleza - CE
Dissertação
Título
Criação de aplicativos matemáticos para dispositivos móveis usando a plataforma Thunkable
Resumo
Este trabalho propõe o uso da plataforma Thunkable para o ensino de matemática, através da criação de aplicativos para dispositivos móveis. A justificativa para esta proposta é a necessidade de tornar o ensino de matemática mais acessível e atraente para os alunos, especialmente para aqueles que têm dificuldades com a disciplina. Os objetivos que procuramos atingir são: o desenvolvimento de aplicativos que auxiliem na compreensão de conceitos matemáticos, aumentar o interesse dos alunos pela matemática, por meio do uso de ferramentas tecnológicas, e facilitar o aprendizado da disciplina. A execução deste trabalho se baseia em estudos que indicam a eficácia de aplicativos móveis no ensino de matemática, bem como em teorias da aprendizagem que destacam a importância da interatividade e da experiência do usuário. A metodologia adotada consiste em uma abordagem teórica dos conteúdos que compõem o currículo da base comum adotada na edução básica, seguida da criação de protótipos de aplicativos utilizando a plataforma Thunkable e, por fim, a avaliação dos aplicativos pelos usuários. Por meio da aplicação dessa metodologia em disciplinas eletivas de criação de aplicativos, já temos indícios que apontam para uma evolução por parte dos alunos no domínio dos conceitos apresentados, não só da matemática, mas também na área de programação, raciocínio lógico, resolução de problemas e uso de outras ferramentas tecnológicas. A plataforma Thunkable tem se mostrado uma ferramenta eficiente não só para a criação de aplicativos de matemática, que podem melhorar a compreensão e o interesse dos alunos pela disciplina, mas também como um instrumento que pode ser usado para resolver problemas concretos, via implementação de soluções tecnológicas. Além disso, o uso de aplicativos móveis no ensino de matemática pode contribuir para a democratização do acesso à educação e para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
[Download TCC]