Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PLACIDO ANTHONY LIMA MARTINS QUEIROZ
SEDUC-CE/UFC - SEDUC-CE/UFC - Fortaleza - CE - Fortaleza - CE
Dissertação
Título
Metodologias de ensino e ferramentas tecnológicas para o professor de matemática abordar áreas de polígonos
Resumo
Esta dissertação de mestrado aborda a presença cada vez mais frequente da cultura digital na
sociedade e destaca a importância do professor de matemática se adequar a essa nova realidade,
especialmente no preparo e na condução de suas aulas. O trabalho tem como foco o ensino
da geometria plana, mais especificamente o conteúdo de áreas de polígonos, por se tratar de
um dos mais cobrados no ENEM e por ser considerado crítico em habilidades e competências
avaliadas pelo SPAECE. Além disso, a escolha do conteúdo se justifica pela sua importância no
desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos. O trabalho também apresenta técnicas
pedagógicas disruptivas para o corpo docente, visando a reformulação e revisão de seus métodos
de ensino, apresentando metodologias inovadoras. O objetivo é que os alunos construam os
conceitos e as abstrações matemáticas de maneira mais efetiva, por meio de metodologias ativas,
que se apropriam da teoria do construtivismo, no qual o aluno constrói o conhecimento sendo o
centro do processo. A dissertação visa também formar professores que dominem conhecimentos,
mas que também aprendam a pensar, a correlacionar teoria e prática. Os docentes devem
buscar transformar suas práticas, acompanhando o avanço tecnológico e científico, visto que a
tecnologia hoje é capaz de integrar todos os espaços e tempos, facilitando o processo de ensino
e aprendizagem. Portanto, impressão em 3D, Geogebra e Kahoot serão algumas ferramentas
apresentadas ao professor, assim como diversas estratégias e atividades a serem utilizadas em
sala de aula.
[Download TCC]