MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PLACIDO ANTHONY LIMA MARTINS QUEIROZ

SEDUC-CE/UFC - SEDUC-CE/UFC - Fortaleza - CE - Fortaleza - CE

Dissertação

Título
Metodologias de ensino e ferramentas tecnológicas para o professor de matemática abordar áreas de polígonos
Resumo
Esta dissertação de mestrado aborda a presença cada vez mais frequente da cultura digital na sociedade e destaca a importância do professor de matemática se adequar a essa nova realidade, especialmente no preparo e na condução de suas aulas. O trabalho tem como foco o ensino da geometria plana, mais especificamente o conteúdo de áreas de polígonos, por se tratar de um dos mais cobrados no ENEM e por ser considerado crítico em habilidades e competências avaliadas pelo SPAECE. Além disso, a escolha do conteúdo se justifica pela sua importância no desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos. O trabalho também apresenta técnicas pedagógicas disruptivas para o corpo docente, visando a reformulação e revisão de seus métodos de ensino, apresentando metodologias inovadoras. O objetivo é que os alunos construam os conceitos e as abstrações matemáticas de maneira mais efetiva, por meio de metodologias ativas, que se apropriam da teoria do construtivismo, no qual o aluno constrói o conhecimento sendo o centro do processo. A dissertação visa também formar professores que dominem conhecimentos, mas que também aprendam a pensar, a correlacionar teoria e prática. Os docentes devem buscar transformar suas práticas, acompanhando o avanço tecnológico e científico, visto que a tecnologia hoje é capaz de integrar todos os espaços e tempos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, impressão em 3D, Geogebra e Kahoot serão algumas ferramentas apresentadas ao professor, assim como diversas estratégias e atividades a serem utilizadas em sala de aula.
[Download TCC]