Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WELLINGTON SAMPAIO VIEIRA JUNIOR
SEDUC-CE/UECE - SEDUC-CE/UECE - Fortaleza - CE - Fortaleza - CE
Dissertação
Título
Proporção áurea, número de ouro (phi) e sequência de fibonacci: contextualização histórica, aplicações e atividades didáticas no ensino médio
Resumo
A temática contemplada ao longo dessa dissertação é delimitada de modo a contemplar a: “proporção áurea, número de ouro (PHI) e sequência de Fibonacci: contextualização histórica, aplicações e atividades didáticas no ensino médio”. Tendo seu tema apresentado, especifica-se que o texto inicialmente apresenta uma contextualização histórica sobre o objeto de estudo, pontuando os fatores que corroboram um melhor entendimento a seu respeito. Feito isso, parte-se para o próximo capítulo que procura abarcar teoricamente assuntos que vão desde a média e extrema razão, contemplando a proporção ou a razão áurea e número de ouro, até espiral logarítmica. Em seguida, parte-se para uma análise específica da temática em discussão, avaliando do ponto de vista teórico a espiral áurea e apresentando sob um olhar científico a sequência de Fibonacci. Com essa abordagem, segue-se para o produto educacional e as atividades didáticas voltadas aos alunos do ensino médio, destacando os escopos de cada uma e sua viabilidade na promoção do aprendizado. Com a exposição do produto educacional, segue mostrado no decorrer do último capítulo a importância do tema proposto e apresentado ao longo dessa dissertação, enfatizando a compreensão de que o ensino de matemática tem como meta a reflexão de algo que é aplicado e que se encontra presente na rotina dos alunos. Avaliar os seus impactos históricos dentro do ensino de matemática como um todo, observando as muitas formas de aplicação de temáticas como o número de ouro PHI, a sequência de Fibonacci e a proporção áurea, é uma forma de deixar claro que o ensino desses temas pode estar relacionado de modo interdisciplinar em diferentes segmentos, e que a sua compreensão não pode ser vista como algo mecanizado e com um conceito vazio. Após a amostragem das atividades didáticas, parte-se para as considerações finais e encerra-se o presente trabalho
[Download TCC]