Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIO MARCOS MONTEIRO FREIRES
SEDUC-CE/UECE - SEDUC-CE/UECE - Quixadá - CE - Quixadá - CE
Dissertação
Título
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM RELATO DE PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A organização da sociedade em torno do dinheiro está atrelada ao desenvolvimento de uma educação financeira. No contexto do Novo Ensino Médio (BRASIL, 2016; 2017), a escola é capaz de ajudar na formação de sujeitos mais preparados para a gestão de suas vidas a partir da relação entre receitas e despesas. O referencial teórico desta pesquisa se baseia em Grégio (2018) ao analisar a questão da educação financeira, Dias (2016) ao investigar a questão da matemática financeira no ensino fundamental e Portanova (2011) ao abordar a educação Matemática. O objetivo geral é problematizar questões de educação financeira a partir de relatos discentes do cotidiano que ajudam a organizar o processo escolar de ensino- aprendizagem de matemática financeira. A metodologia da pesquisa foi baseada em conceitos de matemática financeira desenvolvidos em aulas de uma escola pública de Ensino Médio em Tempo Integral em Morada Nova, Ceará. Gráficos e tabelas de orçamento doméstico foram produzidos e analisados em sala de aula e, posteriormente, apresentados para a comunidade escolar numa ação que confirma a importância da matemática financeira para a educação financeira e para a valorização do protagonismo discente e de suas histórias de vida.
[Download TCC]