Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CLAUDIO CESAR BARBOSA PEREIRA
SEDUC-CE/UECE - SEDUC-CE/UECE - Quixadá - CE - Quixadá - CE
Dissertação
Título
Proposta de Sequências Didáticas para o Ensino de Geometria Euclidiana Plana no Ensino Médio
Resumo
Esse trabalho tem por finalidade auxiliar o professor de matemática em relação ao ensino dos principais assuntos de geometria euclidiana plana que precisam estar consolidados na mente dos alunos do ensino médio, possibilitando que os conteúdos de geometria espacial sejam bem assimilados. Esse auxílio se apresenta através da proposta de sequências didáticas bem detalhadas que buscam promover um ensino qualificado que seja capaz de alcançar um aprendizado significativo utilizando como estratégias a construção do conhecimento através do contato com material concreto e de uma linguagem acessível ao estudante. Essa pesquisa começa com um breve histórico da geometria euclidiana, passando pela explanação dos conceitos e proposições primitivas de geometria e indo até os tópicos relevantes sobre o estudo de ângulos. Prossegue com o detalhamento dos conteúdos e procedimentos mais importantes sobre figuras planas, que são os quadriláteros notáveis, triângulos e círculo, explicando seus elementos, classificações, cálculo de perímetro e área. Por fim, faz uma breve contextualização sobre o que são sequências didáticas e propõe onze produções desse tipo, que são planos de aula com detalhamento e previsão de duração de cada procedimento metodológico e com materiais concretos a serem impressos e utilizados nessas aulas.
[Download TCC]