Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: NEYARA OLIVEIRA LIMA
SEDUC-CE/UECE - SEDUC-CE/UECE - Quixadá - CE - Quixadá - CE
Dissertação
Título
APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS DESCRITORES DO SPAECE COM BAIXOS ÍNDICES DE ACERTOS EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS
Resumo
Este trabalho objetivou compreender a relação entre os últimos resultados de matemática da 3a série do ensino médio de duas escolas estaduais, pela avaliação externa, a partir do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), e o cotidiano escolar e a prática pedagógica dos professores de matemática do ensino médio da rede estadual do Ceará. A temática foi analisada a partir da perspectiva em observar descritores aferidos com baixo desempenho das duas escolas e fazer um comparativo com os descritores de baixo desempenho da CREDE 10 e do estado do Ceará. Esta pesquisa de abordagem predominantemente quantitativa utilizou, inicialmente, como estratégia metodológica de investigação a pesquisa documental, com o propósito de compreender a realidade estudada e estabelecer a tipologia das escolas objeto da investigação, se os descritores com baixo desempenho eram os mesmos nas duas escolas e também se coincidiram com os da respectiva CREDE e do Estado do Ceará. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo, mediante uso de técnica de entrevistas e dados coletados na plataforma do CAED digital, que foi realizada nas duas escolas dos municípios de Jaguaruana e Itaiçaba, através do método comparativo. Entendendo que avaliação de larga escala não é o fim do processo educacional, mas o meio que pode levar à melhoria do desempenho do professor na sua prática pedagógica, inclusive avaliativa, faz-se necessário considerá-la como dimensão fundamental do processo educativo.
[Download TCC]